jueves, 15 de marzo de 2012

Pedalando, eu vou!


Por Barcelona se pode andar a pé, de ônibus, de metro, de taxi e de bicicleta. Sim, bicicleta é um dos meios de transporte utilizados pelos Barceloneses. Claro, Barcelona não é Amsterdam, mas está quase lá.

A capital catalã é perfeita para se locomover em uma “magrela”, pois em 20 ou 30 minutos se chega em qualquer lugar com duas rodas. Além disto, a parte mais central de Barcelona é relativamente plana, com leves inclinações. Dias de sol e pouco frio animam as pessoas a pegarem a bicicleta e dar pedaladas até o trabalho, a escola ou a universidade. Quando chega a primavera e o verão as ciclovias, até, ficam engarrafadas. Eu mesma tenho a minha bicicleta e vou com ela para cima e para baixo, feliz da vida, curtindo a cidade. Meu caminho até o trabalho é privilegiado, passo pedalando pela Sagrada Família, La Pedreira e Casa Batllò. Um caminho Gaudíniano!

 Esta foto eu tirei sentada na minha bike!

Em Barcelona, como em outras cidades europeias, é possível alugar bicicletas por hora ou por dia. Perto da praia e pelo bairro Gótico, existem negócios de bicicleta que alugam “magrelas” aos turistas a 5 ou 6 euros o dia. Inclusive, tem agências que oferecem um passeio turístico em bicicleta, acompanhado de um guia conhecedor das ruas e da cidade. Eu acho estes passeios muito turistão. Você pode só alugar a bici e sair curtindo a cidade.

No entanto, o que mais chama à atenção por aqui são as estações de bicicletas espalhadas por toda a cidade. Este serviço de transporte público é chamado de Bicing, e é gerenciado pela prefeitura. Para usufruir das bicicletas oferecidas pelo Bicing é preciso solicitar um cartão de usuário no site, e pagar uma taxa anual de 37 euros e uns quebrados. Este é o preço que está no site, mas alguns usuário comentaram que pagaram, em 2012, 40 euros de taxa anual.



Infelizmente, o bicing não pode ser usado por turistas, que apenas levam fotos das estações como lembrança. O empréstimo destas bicicletas é muito simples, a pessoa se dirige a estação, passa o cartão no monitor e ele libera uma bicicleta, que pode ficar em posse do usuário por 30 minutos. Cada meia hora a mais tem uma taxa extra. Para devolver é mais simples ainda, deixe a magrela em qualquer estação que quiser. Um alerta, não deixe de passar o cartão no painel para confirmar a entrega. Caso, o serviço não detecte a entrega correta da bicicleta, você vai ter que desembolsar uns 150 euros.

Se você quiser muito pedalar pela cidade, recorra a um dos tantos lugares que alugam bicicletas na cidade. Ou se quiser um meio de transporte diferente, pode alugar uma vespa ou mesmo um carrinho estranho que circula pela cidade, acompanhado de um alto falante que informa sobre os pontos turísticos por onde passa o condutor.


Vale observar que é preciso ter cuidado quando se anda por ai de bici. Tem que obedecer as regras de trânsito, quando andar na rua, com os carros, tem que ir pela direita, não usar fone de ouvido (multa de 150 euros), não passar o sinal vermelho e dar a preferência para os pedestres. Respeitando as regras, vá tranquilo e curtindo o visual que a cidade oferece.

Mais fotos no nosso perfil do Flickr

1 comentario:

  1. Andar de bici é realmente uma das coisas que, também, mais gosto de fazer em Barcelona. :-)

    ResponderEliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>