domingo, 8 de abril de 2012

Monas de Páscoa!!! O que é isto???



As crianças catalãs, no domingo de Páscoa, não ganham ovos e sim monas, tradicionalmente presenteadas pelo padrinho. As monas de Páscoa são uma tradição catalã que remonta ao século XVIII e foram evoluindo de um pão, em forma de rosca, polverizado de açúcar, com frutos secos, e ovos cozinhos, para grandes estruturas de chocolate negro.

Atualmente, as monas podem ser encontradas em forma de torta, decorada com penas coloridas e ovos de chocolate, ou em esculturas de chocolate representando eventos ou personagens do mundo infantil, desportista, animal, etc. O curioso é que, além dos tradicionais ovos e coelhos de chocolate, também tem para vender galinhas de chocolate com ovinhos. Afinal, é a galinha quem ponhe ovos e não o coelho. Achei isto muito legal! O preço de uma mona de chocolate varia entre 25 euros e 100 euros, algumas podem custar até mais, tudo depende do tamanho e da complicação de “construção”.

O nome mona tem origem no idioma árabe, munna (provição da boca) e era um presente dos escravos para seus amos. Antes de ser um simples presente do padrinho a seu afilhado, as monas representavam o fim das abstinências da quaresma.

Na catalunha, o dia da mona é segunda-feira, após o domingo de Páscoa. Este dia é feriado regional e as familias se reunem para comer a mona. 

Mais fotos de monas no nosso Flickr

mona-tarta
 Mona de Páscoa Bolo

 Mona de Páscoa do Messi - Estas fazem bastante sucesso entre os meninos!

2 comentarios:

  1. Adorei!!
    Eu queria saber onde posso tirar algumas fotos de monas de páscoa...se é que ainda dá tempo! hehe

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oi Fernanda, dá tempo sim! Amanha ainda vai ter gente comprando mona.
      As fotos tu pode tirar nas "panaderias". As que fazem bolos e coisas mais refinadas tb fazem monas. Eu tirei as fotos em uma padaria perto da minha casa, que além de padaria é cafeteria. Bjo e boas fotos! Se quiser mandar as fotos para o blog, coloco no álbum do flickr.

      Eliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>