jueves, 7 de junio de 2012

Novas regras de entrada na Espanha e Brasil


 
Reciprocidades diplomáticas as vezes funcionam, foi o que vimos no o caso do Brasil-Espanha. Quando à Espanha começou a apertar o controle imigratório dos brasileiros, com exigências e passageiros barrados em aeroportos, o Brasil resolveu aplicar o mesmo tratamento aos cidadãos espanhois. A coisa não ficou bonita para nenhum dos lados e os turistas foram os maiores prejudicados nisto tudo.

A visita do Rei Juan Carlos I, ao Brasil, rendeu um novo acordo diplomático entre as partes. No dia 5 de junho, em Madri, diplomatas brasileiros e espanhois se reuniram para assinar um novo tratado de entrada. O resultado disto é a mudança em uma série de exigências de ambos os lados para a entrada nos países em questão. Finalmente, a carta-convite de residente registrada em cartório, no Brasil, e na polícia, na Espanha, foi abolida. Em seu lugar bastará apresentar uma carta, simples, onde conste o nome e número de documento de identidade da pessoa que hospeda, endereço e número do passaporte do visitante. Os dois países se comprometeram em divulgar, em suas páginas webs, o modelo de carta a ser seguido.

Sabe o que significa isto? Que não vamos mais precisar ter medo da imigração espanhola, nem gastar um montão de dinheiro com a carta-convite ou com reservas de hotéis desnecessárias. Acho que nisto a Presidenta Dilma e o Rei "cazador" acertaram em cheio.

Foi acordado ainda que caso o turista não tenha a entrada liberada em um dos países receberá sua bagagem pessoal enquanto espera o retorno, isto se a espera for superior a 24 horas, ou em caso de extrema necessidade. Outra mudança significativa nos procedimento de imigração é que as autoridades consulares e de fronteira, nos aeroportos dos dois países, terão contato direto para consulta e assistência em casos de inadmissão na fronteira. Achei isto muito legal, pois até então o consulado brasileiro na Espanha não tinha acesso aos passageiros brasileiros barrados nos aeroportos.

Estas são as facilidades anunciadas durante a visita do Rei ao Brasil. Eu estou bem animada com as novas medidas. E vocês????
 
Coisas que não mudaram e você tem que cumprir para entrar na Espanha sem problemas:

  • ter passagem de ida e volta;
  • seguro de médico internacional, no valor de 30.000, ou mais, que cubra repatriação em caso de morte, doença ou acidente grave;
  • passaporte válido por, ao menos, mais seis meses;
  • confirmação de reserva de viagem organizada, com itinerário;
  • ter ao menos 60 euros por dia de permanência, por pessoa (o montante total mínimo é de 540 euros);
  • convite para eventuais feiras, reuniões, convenções, etc com nome da empresa que convida, duração da estadia e propósito (isto é muito importante);
  • comprovante de matrícula de eventuais cursos teóricos ou práticos;
  • não indicar perigo à saúde pública, à ordem pública, à segurança nacional ou às relações internacionais entre os países;
  • não ter esgotado o período de permanência de três meses em três meses, a contar da primeira data de entrada.

Para saber mais sobre o novo acordo diplomático clic aqui!

11 comentarios:

  1. Muito bem Cris !!! Bju Fernanda Vilela

    ResponderEliminar
  2. Tenho DNI de estranjeiro e Carnê da Segurid Social por ser casada com español. Devo ir pra España em agosto, terei de cumprir alguma dessas regras ou poderei entrar apenas apresentando meu documento de residente. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Eu tb sou casada com um espanhol e qdo venho do Brasil para cá apresento, junto com o passaporte, o meu NIE (DNI para estrangeiros) e assim eles já vem que tenho o direito a residência. Faça o mesmo e tranquilo. Vc, por ser casada com espanhol, tem direito de residência e entra sem problemas.

    ResponderEliminar
  4. Oi Cristina!
    Preciso ir a Barcelona e depois a Tenerife (Canárias) onde irei ajudar um amigo a tripular um veleiro de volta ao Brasil. Ou seja, não tenho passagem de volta e nem reservas em hotéis. Será que uma carta dele, da marina onde ele está em Tenerife, é suficiente?
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Olá,

      teu caso é bem particular. Eu sugiro que tenhas em maos tudo que possa comprovar a situaçao que tu descreves. Acho sim que a carta da marina pode ajudar e muito. Tb é importante ter a passagem até Tenerife na mao, isto ajuda tb.

      No mais nao saberia te responder, pq é um caso muuito particular e tudo depende tb do humor do cara da fronteira. Tem gente que entra e diz que nao pediram nada. Enfim!

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  5. Bom, pelo visto o Consulado espanhol no Brasil não está por dentro destas novidades. Entrei em contato com eles para tirar algumas dúvidas sobre os requisitos, principalmente sobre a necessidade de levar em "cash" 64,14 Euros por dia (visitarei minha irmã e ficarei 28 dias) e de ter a Carta Convite! A única informação que eles conseguem dar é "entre no site do www.interior.gob.es/estranjeria-28/control-de-fronteras-83".

    Lá encontrei as orientações para a Carta Convite. Minha irmã foi hoje à Delegacia de Polícia dar entrada e teve a informação de que, se eles aprovarem (pior que visto dos EUA), leva, em média, 40 dias para ficar pronta! Credo!

    Bom, espero que essa informação de que a Carta Convite esteja assim simples seja real, pois fiquei muito aliviada. Se alguém puder confirmar que é esta carta simples que estão pedindo, agradeço!

    Ah! O funcionário do Consulado me sugeriu fazer uma reserva em hotel, tipo pra 2 dias, pra "fazer de conta". .. Por que, se eu tenho onde ficar?



    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Olá,

      a questao é bastante delicada. Qdo anunciaram as tais mudanças na carta-convite parecia que ia ser tudo mais fácil mesmo. A informaçao ainda nao é clara e os consulados da Espanha no Brasil ainda nao disponibilizaram a informaçao como ficou combinado. Tenho informaçao que algumas pessoas já entraram com uma carta simples, escrita do próprio punho de quem convida. Mas também li outro dia que a nova carta seria mais barata que a anterior, 70 euros, e que ficariam pronta mais rápida que a primeira. Pela tua informaçao a coisa nao mudou muito e ainda nao está muito clara.


      Sobre o dinheiro, vc pode trazer um cartao de crédito, com um bom limite, ou mesmo um cartao de débito. Nao precisa ser tudo em dinheiro. vivo.

      Eliminar
  6. Poisé, mais barata, 70 Euros! Quase o preço de um Visto! A Carta levaria mais de 20 dias para ser entregue à minha irmã, mais alguns dias para ela enviar por correio, pois tem que ser a oficial!

    Acho que vou ter que ligar pro Rei Juan Carlos pra saber se está valendo mesmo, pois ele foi o único a falar isso! Nenhum site oficial comenta sobre a mudança...

    ResponderEliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>