lunes, 17 de septiembre de 2012

Festa de la Mercè

 
Dia 21 de setembro está chegando e Santa Eulália vai chorar! Para quem não sabe, do dia 21 ao 24 de setembro acontece a festa de la Mercè, uma festa em homenagem a padroeira da cidade Nossa Senhora das Mercês.

E Porque Santa Eulália vai chorar? Bom, N. sra. das Mercês, ou Mercè em catalão, se tornou padroeira da cidade depois de 1687. Neste ano, uma praga de gafanhotos atacou Barcelona e os barceloneses rezaram para Mercè salvar a cidade. Pedido atendido, ela se tornou a padroeira desbancando Santa Eulália. Assim, quando chove, na festa da Mercè, dizem que é Santa Eulália chorando por ter sido renegada a segundo plano.

Lendas e história a parte, a celebração da Mercè é a maior festa que você pode encontrar pelas ruas de Barcelona. Durante 4 dias à cidade vive intensamente uma programação recheada de música, dança, teatro, circo e espetáculo de luz e fogos de artifícios, tudo gratuito. Vai estar todo mundo na rua, como gostam os barceloneses.

Coisas importantes que você tem que saber:

Zonas de espetáculos:

Parc de la Ciutadella, el Forum, Teatro Grec, Castillo del Montjuïc, Plaza San Jaume, Plaza Cataluña, Plaza da Catedral, Plaza del Rei, Avenida María Cristina, antigo Canódromo de la Avenida Merdiana e Las Ramblas.

Show de luz:

Este ano vai acontecer um show de luzes na Sagrada Família, no lado do nascimento, feito por uma empresa de Montreal, cidade convidada, inspirado em Gaudí. No prédio do Ayuntamiento, prefeitura, plaza San Jaume, também vai rolar um espetáculo de luz e cor.

Correfoc:

Adoro correfoc!! São super divertidos e muito bonito de ver. Correfoc é um desfiles de pessoas disfarçada de demônios que correm com fogos artificiais e bombinhas. O grupo é acompanhado por dragões que cospem fogo. Este espetáculo vai acontecer na Via Laietana. 

Foto retirada da net


Museus:

Dia 24 de setembro, os museus da cidade abrem suas portas gratuitamente.

Encerramento:

Acontece na Plaza España e é um grande espetáculo de luz, cor e música, com fogos de artifício que explodem coordenados com as Fontes Mágicas do Montjuïc. Imperdível! Acontece dia 24 às 22h. 

Foto retirada da net


Motivos para participar da festa você tem de montão. Veja a programação aqui.
Gostou? Aproveita e compartilha o texto nas rede sociais para mais gente saber sobre a festa.

4 comentarios:

  1. Sempre gosto das suas postagens! Quero ir ver a festa com meus filhotes! :D

    ResponderEliminar
  2. Oi Gabriela, obrigada. Vc vai aproveitar muito a festa com os filhotes, pois tem muita programaçao infantil, principalmente no Castelo Montjuïc.
    bjo

    ResponderEliminar
  3. Cris,

    Essa festa é muito bacana e para as crianças tem inúmeras atividaes também no Parc de la Ciutadella. Fiz até um vídeo de um Dragão q encantou a gurizada na La Mercè de 2009


    Abrços

    Lutero

    ResponderEliminar
  4. Oi Lutero, é uma super festa mesmo. Abraço.

    ResponderEliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>