martes, 20 de noviembre de 2012

Eleições na Catalunha: curiosidades e descobertas!

 


Hoje fui no correio e vi uma coisa que me chamou a atenção e me deixou muito curiosa: uma senhora do meu lado estava votando pelo correio!

Para tudo!!! Votando pelo correio??? Como assim???

Pois é! Aqui na Espanha a pessoa pode solicitar votar por correio. Pode fazer esta solicitação desde o dia que as eleições são convocadas até o décimo dia antes de acontecer as eleições. Isto se faz no correio, onde o cidadão pede um certificado de inscrição no censo eleitoral. Passado uns dias, ele vai no correio e pega a “papeleta de voto”. Na sua casa, tranquilo, preenche o papel e volta ao correio para despachar o voto para a sua sessão eleitoral.

Detalhe!!! Uma vez escolhido votar por correio não pode ir pessoalmente. Tem sentido, se não vira confusão.

Na Espanha, o sujeito não tem título de eleitor. Antes das eleições, as pessoas recebem uma cartinha, na verdade, um cartão eleitoral que indica a sessão e a mesa que tem que votar. Como aqui o voto não é obrigatório, vota quem quer. Ah, aqui o voto é no papel mesmo, depositado na urna. 

Cartão eleitoral do meu marido! :)


Já passei algumas eleições aqui em Barcelona e posso dizer que não é muito emocionante. Não tem muita propaganda política pela rua e as que tem são bem discretas. No dia da eleição não tem fuzarca. O povo vai lá e vota, nada de bandeiras e santinhos por ai. A vantagem disto?! É que o horário eleitoral também é bem discreto e não ficam enchendo o saco da gente na tevê.

As eleições para presidência da Generalitat e para o Parlamento da Catalunha acontecem no dia 25 de novembro. Detalhe, aqui não se vota no candidato e sim no partido.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>