lunes, 20 de febrero de 2012

Aqui também é preciso cuidado!

 
No post sobre Las Ramblas falei do que podemos ver, mas também dos cuidados que temos que ter em nosso passeio. Nós, brasileiros, costumamos pensar que na Europa a coisa é tranquila e vamos relaxados pelas ruas, metro e ônibus. Porém, em Barcelona um olho observa os monumentos e o outro cuida da bolsa, carteira e bolso.

Aqui não se pode dar bobeira, porque o perigo é constante e em todo lugar. Já vi muito turista despreocupado, passeando pelas Ramblas, e o ladrão, de mão leve, abrindo a bolsa ou a mochila.

Outro dia fui entrar no metro e senti que um sujeito grudava em mim e passava junto na roleta. Pensei: ok! O sujeito não quer pagar a passagem, tudo bem (isto acontece muito por aqui)! Quando o pensamento acabou, puxei a mochila para frente e, surpresa!, estava aberta. O cara além de não querer pagar o metro, ainda tentou me roubar. Parece piada! Enfim, este é um exemplo do quanto temos que ficar ligados quando vamos pelas ruas e metro de Barcelona.

Na praia também não dá para ficar encantado com o Mediterrâneo e esquecer a bolsa. Diante do mar, você vai ficar agarrado na bolsa. E no bar e restaurante nada de deixar a bolsa pendurada na cadeira, porque eles entram no restaurante, na maior cara de pau, e levam as bolsas. No restaurante, do lado do meu trabalho, já vi isto acontecer muitas vezes no verão.

Se o cuidado com a bolsa e carteira tem que ser reforçado, pode ficar tranquilo em andar pelas ruas da cidade de dia e de noite, ninguém vai tentar nada contra você, fisicamente digo. Sempre volto para casa tarde da noite, a pé ou em bicicleta, e sempre é muito tranquilo.

Qualquer problema relacionado a roubo, é só procurar os policiais da Guàrdia Urbana ou os Mossos d`esquadra. No metro da Praça Cataluña, L1, tem um posto dos Mossos d`esquadra.

Guàrdia Urbana:

Mossos:

E se perder o passaporte ou for roubado, o melhor caminho é: fazer a denúncia e depois procurar o Consulado do Brasil em Barcelona, na Avenida Diagonal, 483, 2.



Dica de hoje: Sempre Alerta (como falam os escoteiros)!

7 comentarios:

  1. BOAS DICAS, CRIS! E SEMPRE ALERTA!! Porque uma vez escoteiro, sempre escoteiro ;)

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo amiga, em Barcelona assim como em qualquer outro lugar do mundo!

    ResponderEliminar
  3. Isto mesmo meninas....Olho aberto em todo lugar. E Malu, uma vez escoteiro, sempre escoteiro!

    ResponderEliminar
  4. Ai, Barcelona pode ser muito linda mas eu não teria paciência para este alerta todos os dias. Vivo no Porto e aqui o meu olho quase nunca cai, nem na minha bolsa, nem na minha mochila... nada acontece. Graças a Deus!

    ResponderEliminar
  5. Realmente a coisa em Barcelona não está muito bem. Não sei se é pela crise ou pela quantidade de turistas, que aumenta todo ano. Que bom que ainda existem lugares onde se pode andar tranquilo.
    Obrigada por participar do Blog.

    ResponderEliminar
  6. Este post só confirma o que um atendente de um hostel me disse certa vez sobre esta questão na cidade, e que até comentei neste texto comparativo com o Brasil: http://www.flashesdeviagem.com.br/2012/08/como-o-brasil-e-o-brasileiro-e-visto.html
    Tem furtos e o conhecido "batedor de carteiras" (ou pickpockets), mas nunca com ameça física ou arma na mão como no Brasil... (não é perfeito, mas bem menos mal né!) Eu sou apaixonada por Barcelona, é minha Top e queridinha da Europa! ;-)

    ResponderEliminar
  7. Oi Simone, é isto mesmo!!! Batedor de carteira tem de mais. E no verao aumenta o número de batedores!

    ResponderEliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>