lunes, 19 de marzo de 2012

Conjugando o verbo tapear!

 
Na Espanha você, seguramente, vai ler algo assim: Temos Tapas, Tapas do dia ou Bar de Tapas. Não se desespere, ninguém vai sair dando tapas em você. Tapas é um tipo de aperitivo tradicional da Espanha, uma pequena porção, que acompanha a cerveja, vinho ou qualquer bebida.

Na Andaluzia, você pede uma bebida e o garçon logo te trás uma tapa gratuita. Você pede a segunda e ele trás outra tapa diferente da primeira. Em Barcelona, você vai ter que pagar por elas. Existem bares e restaurantes especializados em tapas e ir de tapas, por aqui, é um programa bem comum e pode ser uma alternativa ao jantar, pois de tapa em tapa se enche a barriga.

Os restaurantes e bares oferecem uma grande variedade de tapas. Vou tentar fazer um panorama do que se pode encontrar. As Patatas Bravas são as mais conhecidas e você encontra em qualquer bar. Estas batatas são cortadas de forma irregular, são fritas, e servidas com um molho de tomate picante e maionese de alho. O preço varia entre 3,5 e 5,00 euros, depende do bar. Outro tipo comum são os Pimientos de Padrón, um tipo de pimentão verde, pequeno e fino, que pica bastante. O pão com tomate (Pà amb Tomaquet) é feito com um pão tradicional da região, pan de pagés, e tomate passado por cima com azeite de oliva. Ah, também tem as croquetas, um croquete que pode se feito de jamón (presunto), porco ou de frango.

Os amantes de frutos do mar podem se deliciar com tapas de calamares a la romana (lula à milanesa ), pulpitos a salsa marineira (polvo pequeninho com molho vermelho), chipirrones (é lula bem pequena), boquerones ao vinagre ou fritos (estes são uns peixinhos bem pequenos), etc.

Existem ainda as tapas feitas com pães. Los pintxos, são típicos do país Vasco, tem o pão como base, ingredientes variados em cima (queijo, camarão, pastinhas, tomate, ...) e um palito que segura tudo. O nome significa, literalmente, um pedaço de pão com algo fincado em cima. E tem os montaditos, pequenos sanduíches com recheios diversos. Para comer "montaditos", o lugar mais barato, e talvez o mais divertido, é o 100 Montaditos, que oferece mais de 100 opções com preços entre 1 euros e 2 euros. Neste lugar, quando você pede um montadito a caneca de cerveja Moritz, 500 ml, sai por 1 euro. Nas quartas-feiras todos os montaditos tem o preço fixo de 1 euro. Chegue cedo porque o lugar enche e é bastante barulhento. O endereço é Plaza Urquinaona, n.1. O bar fica escondidinho em uma esquina.
tapas
Nesta foto, tirada por Celso Rosa, vemos exemplos das tapas mais comuns
Para conjugar e praticar o verbo “tapear” faço as seguintes recomendações:
No mercado da Boqueria:

  • El Quim de La Boqueria - fica no meio do mercado à esquerda de quem entra.
  • Pinotxo – Rações e tapas (rações são porções maiores que as tapas)- fica no começo à direita. Aqui tem uma prato bem interessante: monjetas (feijão) com chipirrones.

Na rua Mallorca, 236, tem a Cervejaria Catalana. O lugar é frequentado por gente que trabalha perto do Passeig de Gràcia e pessoas descoladas da cidade.

No bairro do Born, rua Montcada, 29, está o restaurante Tapeo, com um ambiente bonito e elegante.

Outra opção é o Taller de Tapas, uma rede de tapas espalhada pela cidade. Perto da Igreja Santa Maria del Mar, no Born, tem um.

Nestes bares, pode estar certo que não vai gastar menos de 20 euros. No entanto, se o negócio for comer bem e barato, também tenho indicações a fazer:

A Can Eusébio é de cara o lugar mais barato que conheço. Eles oferecem “Patatas Bravas” a 1 euro, mas tem uma condição, é preciso pedir outras tapas junto com as batatas. Não se preocupe, pois as tapas não passam de 4,90 euros. A cerveja Estrella, "mediana"(media), 330ml, fabricada na Catalunha, sai por 1,20. O lugar ficou tão conhecido entre os jovens estudantes que tem até uma filial na esquina da mesma rua. Can Eusébio fica na rua Vilà i Vilà, 84, metro L2, parada Paral·lel. Ah, o atendimento é muito ruim, mas é o tipo de lugar que a gente sempre volta por causa do preço.

Atrapatapa, na rua Comte d'Urgell, 77, metro L1, parada Urgell, oferece uma tapa gratuita com cada bebida que o cliente pede, seja alcoólica ou não. Lá também se pode pedir mini tapas por 2,00. O boato diz que neste lugar se faz as melhores “Patatas Bravas” da cidade. Eu fui lá conferir e, de fato, são muitooooo boas com um molho bem gostoso e diferente do tradicional. A cerveja Estrella "mediana" sai por 1,65. As “Patatas Bravas” grande custam 4,15.

patatas-bravas


O Bareto, cujo dono é cubano, é um lugar animado, com música para dançar, velas e mesas de sinuca no fundo do bar. Neste local, até às 22:00, uma caña (chopp) vem acompanhada de uma tapa gratuita. Mojitos e Capirinhas tem um preço especial de 3,90 até às 22:00 também. O bar fica rua Diputación, 93, metro L1, parada Urgell.

Mais fotos de tapas no álbum do Flickr

7 comentarios:

  1. Tem também os bares de Barceloneta, que com a chegada da primavera são ótima pedida! Eu sempre vou no Jai-ca (bastante movimentado, e os garçons são quase todos brasileiros) e no La Bombeta (não deixe de pedir uma bomba!).

    ResponderEliminar
  2. Verdade! Na primavera e no verão a pedida é sentar em uma terraza e curtir o sol e o visual. Ah, aqui nao tem 10% para o garçom, então, quando alguém senta na terraza paga uns 0,10 ou 0,20 a mais na bebida.
    Uma bomba é um bolinho, com massa feita de batatas, recheada de carne moída e um molho de tomate e cebola, e frita no aceite.

    ResponderEliminar
  3. hummm...deu até fome!!!
    O restaurante La Flauta tbm é mto bom pra tapear!
    Fica na Carrer d' Aribal, 23!
    Pertinho da Plaza Catalunya!!
    bjuxxx

    ResponderEliminar
  4. Can Eusébio é um lugar ótimo de "Tapas" e cerveja barata. Lugar perfeito pra encontrar com os amigos e fazer um happy hour "los viernes". Boa dica Cris.
    Abraços,
    Ro

    ResponderEliminar
  5. Flor... sabe que aqui em Cádiz vc tem que pagar pelas tapas!!!! em Granada, não! Em Sevilla também se paga... acho que depende da cidade Andaluza.

    Aqui tem umas boas também: carne al toro, ensaladilla, berenjenas gratinadas (todas entre 2 y 3 euros), pollo crujiente, etc...me gusta! hahaha

    beijos,
    Fer (Cádiz)

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Entao, deve depender mesmo da cidade em que se vai e também do bar. Eu só fui em Granada e lá sim sao grátis as tapas. Ensaladilla também tem aqui, feita com batata, maionese, atum, cenoura e ervilha. Berenjenas gratinadas nao tem...hum, deve ser uma delícia.
      beijo, querida.

      Eliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>