jueves, 29 de marzo de 2012

Greve Geral 29-M!!!!

 
Nem tudo são flores e beleza em Barcelona. Hoje, dia 29 de março, aconteceu uma greve geral, convocada pelos sindicados de toda a Espanha, que fez a cidade se incendiar.

Piquetes e passeatas levaram as ruas milhares de pessoas unidas por um mesmo sentimento: gritar contra a crise mundial e contra as reformas trabalhistas do governo Rajoy. As novas leis favorecem os empresários, que pagarão menos encargos na hora mandar um trabalhador embora. Esta é apenas uma das tantas medidas que benefíciam os empregadores e desfavorecem os trabalhadores. O que se vê, na Espanha, é um desmantelamento das leis trabalhistas em nome de um política de contenção de gastos imposta pela União Europeia. Esta política também tem forçado um corte no orçamento da educação e saúde, levando ao fechamento de muitos postos de saúde em Barcelona. Bom, não é só no Brasil que a saúde e educação são vítimas do capitalismo e de suas políticas.

O bonito desta greve foi ver jovens e velhos unidos em prol de uma mesma causa e lutando pelos diretos básicos do cidadão. Porém, as coisas aqui são bastante agressivas, tanto do lado da polícia de choque como de alguns manifestantes. O dia todo se ouviu, pela cidade, apitos de grevistas e sirenes da polícia. Forçando o fechamento de um restaurante nas Ramblas, um grupo de grevistas pichou o vidro do lugar e ainda explodiram rojões na porta, enquanto a polícia vinha em camburões pela rua. O certo é que a greve é justa, do meu ponto de vista, pois tem muita gente desempregada a mais de 1 ano, gente perdendo suas casa porque não consegue pagar a hipóteca e gente passando fome e perdendo seus trabalhos. São 5,3 milhões de desempregados e os números seguirão subindo. Isto é mais que motivo para sair as ruas!

Para mais: http://eskup.elpais.com/politica_elpais

Registros de uma tarde de greve (depois das 15:00):
foto-balmes
Fogo na rua Balmes - Centro - Foto Claudio Affonseca


Frase em meio ao Passeig de Gràcia


gigante
Gigante - Cultura em Greve



Revolução do livro





Uma barricada no Passeig de Gràcia: Não Passarão!
Os Avôs
Contenedores - as primeiras vítimas



Jovens bloqueiam a rua provença, diante da La Pedrera

A casa Beethoven em Greve - Las Ramblas

O verdadeiro sentido da greve:
Estamos em greve: por respeito aos avôs, bisavôs,.., ao pais, filhos e netos. Por todos os que hão de vir, por nós mesmos. Por um mundo melhor. Nem um passo atrás, porque não queremos um só humilhação a nenhuma pessoa da terra.


2 comentarios:

  1. Greve e mais greve, são os frutos das mas administrações governamentais.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Sim, más administraçoes, falta de planejamento política, política desiguais e também falta de coragem dos lideres políticos de fazer o que tem que ser feito: governar para o povo.

      Eliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>