lunes, 26 de marzo de 2012

Souvenir de Barcelona: o que não comprar

Hoje vamos falar de souvenir, ou melhor, sobre o que não se deve comprar em Barcelona.

Em Barcelona, como em outras cidades, você encontrará todo tipo de lembranças: postais, imãs de geladeira, livrinhos, chaveiros, canecas e por ai vai. Além dos tradicionais souvenir, você vai se deparar com touros e chapéus de mexicanos. Sim, chapéus de mexicanos!!! Talvez você esteja se perguntando por que um chapéu deste tipo é vendido aqui. Bom, não sei responder. De todas as maneiras, este chapéu faz muito sucesso entre os gringos, principalmente ingleses, que no verão estão para cima e para baixo com um deste na cabeça. Se você não quer parecer um gringo e nem um sem noção, não vai comprar este chapéu, né????

Outra coisa que você não deve comprar é um touro, seja ele do jeito que for. Existem para vender touros de todas as formas, de pelúcia, de mosaico, de porcelana, para a mesa, para a geladeira. Enfim...mil possibilidades. Um touro não é a lembrança mais apropriada para recordar a Catalunha, pois, em Barcelona, desde o começo de 2012 as touradas estão proibidas. Além disto, as touradas são um símbolo que não tem muito a ver com a tradição catalã. Comprar bonecas vestidas de Sevillana (bailarinas de flamenco) é outro desacerto. O Flamenco é uma dança Andaluza, ou seja, um baile do sul da Espanha, cuja cultura está relacionada com os povos ciganos e árabes. Touros, toureiros e Sevillanas são imagens estereotipadas da Espanha, que foram difundidas durante os anos 50 pelo cinema espanhol. Isto é, mais ou menos, o mesmo que dizer que no Brasil todo mundo dança samba ou representar o país com a imagem de uma baiana. Isto não cola, pois nem todo mundo dança samba e uma baiana não da conta da cultura e da diversidade brasileira.

Se você quer levar uma bonita recordação de Barcelona, compre uma salamandra de mosaico, igual ao do Parque Güell, que é o símbolo oficial de Barcelona. Também pode levar uma réplica da Sagrada Família em mosaico. Outra bonita lembrança da cidade são as obras de pintores callejeros que ficam no final da Rambla. O importante é comprar algo que tenha a ver com a cidade que você está e não uma lembrança nada a ver.

touro
Touro de pelúcia e de tecido

chapeu-mexicano
sagrada-familia
Italianas com chapéu mexicano en La Rambla

souvenir

 Souvenir: touro, sapatos de flamenco, sevilliana e toureiro, salamandra do Parque Güel, lagartixa de mosaico.

4 comentarios:

  1. Muitooo bemm!
    Adorei o post!!! hehehe
    Tem idéia de lugares mais "em conta" para comprar as lembracinhas??
    bjo

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oi Fernanda, nas ruas laterais e paralelas as Ramblas tem lojas mais baratas. Comprar dos vendedores de rua também é uma opçao. O negócio é sempre fugir dos centros turísticos, pois é mais caro, como todo a cidade do mundo.

      Eliminar
  2. Oi Cristina, gostei muito das dicas! Eu gostaria de saber como são feitos estes souvenir em mosaico...a salamandra, por exemplo, você sabe alguma coisa sobre como eles produzem?? Pois, não parece um mosaico normal que se cola os cacos, você saberia me dizer?
    Desde já agradeço a atenção
    Aline

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oi Aline,

      eu nao tenho ideia de como ele fazem estes souvenir. Sei que muitos vem da china e, provavelmente, nao sao feitos de forma artesanal.

      Obrigada por deixar um comentário.

      Eliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>