jueves, 8 de marzo de 2012

Mulheres do mundo!



O Sol de Barcelona, hoje, faz uma homenagem a todas as mulheres do mundo, que lutam, sofrem, amam, trabalham, sonham, que são mães, esposas, filhas e companheiras, com a foto ganhadora do World Press Photo 2012



foto-ganadora-del-world-press


 

A foto foi tirada no Yemen, durante a Primavera Árabe de 2011, pelo fotojornalista catalão Samuel Aranda, que trabalha como freelance para o jornal espanhol La Vanguardia e para o New York Times

Segundo Samuel, em entrevista a um programa de tv catalão, o momento da instantânea aconteceu em uma tenda montada na porta do hospital, onde os feridos era recebidos para uma triagem, antes de serem atendidos dentro do hospital. A foto além de comover, mostra a força desta mãe junto ao seu filho, recém ferido nos enfrentamentos de rua.





8 comentarios:

  1. Foto comovente, a humanidade não muda.
    As mulheres até tentam fazer diferente, mas os valores são difíceis de serem mudados.

    ResponderEliminar
  2. Essa foto é emocionante, e a situação também. Mas eu tava vendo as fotos deles numa reportagem feita depois justamente com a intenção de dar uma cara e um nome às pessoas da foto, e essa mulher segue sem rosto, segue coberta. A mulher que abraça e cuida do filho, motivo de orgulho da cidade, depois da revolução ainda está totalmente coberta, como se devesse ter vergonha de si.
    A primavera árabe é uma revolução incrível, mas segue ignorando direitos humanos fundamentais.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oi Emilia, eu concordo com vc. O que me impressiona nesta foto, além da força desta mulher, é que não se vê nem os olhos dela. No entanto, acho que o fotográfo trás um novo olhar sobre a Primavera Árabe ao mostrar uma mulher em uma atitude de força, revelando que elas tb fazem parte da mudança política dos países. Além dista, a foto mostra a mulher mulçumana na condição de protagonista do processo de transformação política e não submissa, como outras fotos demonstram. Acho até que foi por isto que ela ganhou o prêmio. Muitas fotos de guerra se focam nos homens, nas armas, na destruíção, nas crianças e mulheres sofrendo ou chorando, enquanto esta mostra a força e participação femenina. Não podemos esquecer que o ocidente também tem suas formas de submissão e escravidão das mulheres, que muitas vezes, são invíseis aos olhos e até crueis.

      Eliminar
    2. Eu estava lembrando de uma conversa sobre o tema no seu apê Cris. Na verdade o tema era mais o lenço que as Marroquinas usam cobrindo o cabelo mesmo aqui na Catalunya. E vocês estavam me abrindo a cabeça sobre costumes, quando a Kelly disse que mesmo que fosse morar em um lugar onde andar de topless na rua fosse comum, ela não iria andar, porque isso ia contra a cultura dela. E eu nunca tinha pensado dessa forma. A gente tem que pensar sobre o que essas mulheres pensam também... (que eu, na minha humilde ignorância, não sei...). É claro que não apóio o uso da Burka, só estava pensando alto...

      A foto é linda, Cris e a homenagem também.

      Eliminar
    3. Pois é Malu, tb penso como vc! bjo

      Eliminar
  3. Linda foto Cris, acompanho anualmente os ganhadores do Word Press Photo e realmente esta esta mto boa. Gostei do blog, continuidade e sucesso, vou adicioná-lo no roll do Pé com Pé.

    ResponderEliminar
  4. Oi Cristina td bem?

    Me chamo Leonardo e estava pesquisando sobre blogs que falam da cidade de Barcelona e encontrei o seu, na verdade vivo aqui há um ano, e me lembro que antes de vir eu ficava buscando informações sobre a cidade lá do Brasil e não encontrava quase nada, pois agora fico muito feliz em saber que as pessoas que querem vir conhecer a cidade tenham um novo blog de informações, pois sei o quanto é importante ter dicas e conselhos do que ñe bom ou não por aqui, lembrei da época que ainda estava no Brasil sonhando com tudo isso aqui... Muito bom! Seu blog me fez lembrar dessa minha fase...

    Um beijo e parabéns, continue sempre postando, pois é muito importante

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oi Leonardo, foi um prazer ler o teu comentário. Obrigada pelo incentivo e elogios. Seja bem-vindo a Barcelona, nunca é tarde para dar as boas vindas, e ao Blog.

      Beijo para ti tb.

      Eliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>