lunes, 12 de marzo de 2012

A pé pelo bairro Gótico


Barcelona é daquelas cidades que se pode visitar a pé, perdendo-se por suas ruas, callejeando, como se diz em castelhano, observando sua gente e seus movimentos. A cidade convida a olhar para cima e para os lados, em busca de pequenos detalhes arquitetônicos. Os edifícios modernistas e góticos oferecem uma explosão de detalhes aos olhos, pássaros, flores, conchas, dragões, lagartixas, símbolos religiosos e políticos que enchem as retinas e prendem o olhar.

São muitos os caminhos e rotas que Barcelona oferece ao visitante, basta pegar o mapa, se localizar, e escolher o rumo a tomar. Para não se perder, faça como os barceloneses, tenha o mar e a montanha como referência. Para cima está a montanha, limitando a cidade, e para baixo o mar, abrindo-a para o mundo. O porto de Barcelona, durante a idade média, era um dos mais importantes do Mediterrâneo, e os catalães dominavam este mar junto a genoveses e venecianos.

Para conhecer a Barcelona medieval, e seu tempo de glória, é preciso entrar pelas ruas estreitas do bairro Gótico, conhecido, até o começo do século XX, como bairro da Catedral, explorando sua história e seu passado.

Quando a cidade foi fundada, pelo cartageno Almícar Barca, em 230 a.c., recebeu o nome de Barcino, mantido durante o Império Romano. Com o fim do domínio dos romanos e a chegada dos Visigodos, e posteriormente dos Francos, e a formação dos reinados, a cidade passou a ser dirigida por um conde, submetido a Coroa de Aragão, e foi chamada Cidade Condal. Isto é um pequeno resumo da história da cidade, que ainda teve que enfrentar ataque de muçulmanos, que tentaram dominar a península ibérica.

Passeando pelo Gótico também se conhece um pouco do passado romano, já que a cidade medieval foi construída no mesmo espaço onde antes estava a cidade romana. Este passeio é um encontro com diferentes culturas, povos e religiões, pois a região foi habitada por romanos, católicos, muçulmanos (mouros vindos do Marrocos) e judeus. O passeio por esta história pode começar por diferentes lugares, pois o Gótico é um labirinto de ruas estreitas e pequenas. Minha proposta, quando faço o passeio turístico, é começar pela praça Sant Jaime, coração político da atual Barcelona e da antiga Barcino. Nesta praça estão o Palau de la Generalitat (Palácio do Governo da Comunidade Autônoma da Catalunha) e o Palau da Ciutat de Barcelona ou Ayuntamiento (prefeitura).

Seguindo pela praça, se pode entrar pela rua do Call e explorar as ruas que levam ao antigo bairro judeu. No século XIII, o Papa Gregório X mandou fechar o bairro do Call, para evitar que os judeus convivessem com os católicos. Ao mesmo tempo, esta era uma medida de proteção contra qualquer ataque religioso, pois eram os comerciantes judeus quem emprestavam dinheiro ao Rei e ao Papa. O Call era fechado por duas grandes portas, uma ficava na rua Sant Honorat e a outra na San Doménec. Quando os judeus saiam do bairro, tinham que levar uma rodela costurada na roupa como identificação. Entre pela San Doménec, passe pela rua da Fruita, entre pela rua Marlet e pela rua Ramon del Call. No final da rua Ramon del Call tem o centro de estudo do Call com mapas, restos arqueológicos e fotos do antigo bairro judeu.


 Esta foto foi feita no bairro do Call duante o tour com a família da Malu

Mais fotos do tour Bairro Gótico podem ser vista no nosso perfil do Flickr:


Na rua del Call, pare diante das casas de número 5 e 7. Você verá restos da antiga muralha romana, que passava justamente por ali. Do Call vá até a Catedral de Barcelona. Siga pela rua Banys Nous, lugar de banhos públicos durante os tempos medievais, até a rua PortaFerrissa, uma das portas da muralha medieval. No final da rua PortaFerrissa está a Catedral de Barcelona, dedicada a Santa Eulália. A igreja foi construída entre os séculos XIII e XV e a fachada atual é do começo do século XX, quando a cidade passou por uma remodelagem arquitetônica e urbanística.

Atrás da Catedral, na rua Paradis, estão os restos do templo romano de Augusto, dentro do Centro de Excursionistas de Barcelona. O horário de visita é de segunda à sábado das 10-14h e das 16h-19h. 

A Plaça del Rey é a próxima parada. Lugar de moradia dos condes de Barcelona e depois, com a unificação espanhola, residência temporária dos Reis Católicos, Isabel de Castilha e Fernando de Aragão. Foi nesta praça, especificamente no salão Tinell, que Colombo foi recebido pelos reis, depois de voltar de sua expedição marítima em que descobriu a América pensando que eram as Índias. Nesta praça você encontra a Igreja Santa Ágata, construída em cima da muralha romana, a Torre do Mirador do Rei Martin, do século XVI, o palácio do Lugartenente e o museu de História da Cidade de Barcelona, onde se pode ver uma parte da antiga cidade romana. Pertinho desta praça, na verdade, atrás dela, encontramos uma parte conservada da muralha romana.

O Museu de História da Cidade de Barcelona funciona de Terça a Sábado das 10h às 19h e no domingo das 10h às 20 horas. E, todos os domingos, depois das 15h o museu é gratuito. Também não pagam entrada, nos dias normais, as pessoas que tem o Barcelona Card e menores de 16 anos. Este museu, na minha opinião, é imperdível, pois além de ver a cidade romana ainda se entende como as cidades vão sendo construídas umas em cima das outras, criando camadas.
O passeio segue até a Igreja Santa Maria del Mar, construída fora das muralhas medievais, no bairro dos trabalhadores do mar. Sua construção se estendeu entre os anos de 1329 a 1383 e foi erguida com a participação e dinheiro do povo do bairro. Os estivadores do porto, em dias de descanso, transportavam as pedras necessárias à construção desde a pedreira do Montjuic até a igreja. Na porta de entrada de Santa Maria del Mar tem uma homenagem, merecida, a estes carregadores de pedras. Está é minha igreja preferida e adoro terminar o tour nela. Para quem se interessar por sua história, recomendo o livro La Catedral del Mar, de Ildefonso Falcones.

Seguindo este percurso é possível conhecer uma Barcelona medieval, romana e judaica. Em realidade, o roteiro que proponho passa também por Las Ramblas, pela praça Real, pela rua Ferran e pela Igreja Santa Maria del Pi. Não tenha dúvidas de que tudo isto que você leu, seguido de uma explicação histórica, arquitetônica e cultural, fará com que o passeio se torne uma aventura inesquecível e interessante. Deixo o link do blog da Maria Luiza, Malu, que fez o tour comigo, em fevereiro, e explica um pouco como foi. 


O tour pelo bairro Gótico é um dos roteiros que ofereço. Você ainda pode escolher entre:

  • Gaudí e o Modernismo;
  • Barcelona de Cinema“Tudo sobre mi madre”, “Vick, Cristina, Barcelona”, “O perfume”;
  • Barcelona Romana;
  • Barcelona Olímpica.
O tempo de cada tour varia, mas pode contar que estaremos, pelo menos, umas três horas passeando pelas ruas da cidade. O tour pelo bairro Gótico é feito totalmente a pé, para os outros utilizaremos meios de transporte público e também caminharemos. 

Nosso contato pode ser realizado através de e-mail (crisrosablu@gmail.com) e também via blog.


1 comentario:

  1. Andar por Barcelona na companhia de Cristina eh de fato uma dádiva... contextualizando históricamente seu passeio você passa pela cidade e passa a vê-la com outros olhos... olhos críticos e atentos a uma beleza que não aparece. Vale cada passo!!!

    ResponderEliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>