viernes, 27 de abril de 2012

Parque de la Ciutadella e Arco do Triunfo



arc-del-triunf
 
Com a Primavera, os hábitos dos moradores de Barcelona mudam e os programas ao ar livre se tornam, quase, obrigatórios!!! Agora, por exemplo, é o momento ideal para fazer deliciosos pic-nics no Parque de la Ciutadella.

O parque ocupa o terrado onde foi uma fortaleza, ciutadella, construída pelo rei Felipe V, durante a guerra de sucessão espanhola, no século XVIII. A antiga fortaleza foi reformada no final do século XIX para abrigar a Exposição Universal de 1888, cujos vestígios ainda se vem por lá, e por muito tempo, ele foi o único parque da cidade.

Atualmente, o parque abriga o Parlamento da Catalunha (edifício do antigo arsenal), um Instituto de educação secundária (antiga casa do governador), um lago, uma cascata, cuja gruta foi projetada por Gaudí, e também a réplica, em tamanho natural, de um Mamute. Uma reforma recente deixou as estátuas da fonte mais douradas do que nunca, lembrando um pouco a Paris. Lá também tem um invernadeiro, exemplo típico de arquitetura de ferro e cristal dos tempos da torre Eiffel, com uma cafeteria dentro. Neste parque você pode jogar tênis de mesa, andar de barco no lago ou escutar música, de qualidade e gratuita, oferecida pela prefeitura no coreto. O Zoológico de Barcelona fica grudadinho ao parque.




mamute-parc-ciutadella






parc-ciutadella



Para chegar no Ciutatella pegue o metro L1, parada Arc de Triunf. Era pelo Arco do triunfo, que está no começo do passeio que leva ao parque, que os visitantes entravam na Exposição Universal de 1888. Siga pelo Passeio de Lluís Companys para chegar ao parque. Não esqueça de levar a canga, os sanduíches e a geladeirinha com bebidas.

Mais fotos no flickr

miércoles, 25 de abril de 2012

Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona

cccb
Texto Emilia Xavier



Barcelona não é exatamente uma cidade conhecida pelos seus museus. O turismo da cidade está muito mais baseado em arquitetura e eventos de rua. Mas existe um museu para os admiradores da arte contemporânea, que não pode faltar no roteiro: o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB). Na verdade, não é exatamente um museu, ou pelo menos desafia nossa idéia tradicional do que é um museu. O CCCB é um espaço voltado à divulgação, investigação e debate de tudo que diz respeito à arte contemporânea e movimentos sociais da atualidade.

Situado no bairro do Raval, atrás do MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona) em um edifício que antigamente era uma casa de caridade, o CCCB foi inaugurado em 1994. Reformado e modernizado, o edifício em forma de quadrado com um pátio interno, mantém três das alas antigas da casa de caridade, e uma fachada nova, feita de vidro, de onde se pode ter uma vista linda do bairro do Raval através de um mirante.


cccb

Dentro do CCCB se pode encontrar, além das exposições, um arquivo multimídia, cursos, eventos - e claro, uma lojinha e um café! E sempre tem algo interessante acontecendo em algum desses espaços.

Para se ter uma idéia do que acontece por lá, só durante esse ano o CCCB já realizou o World Press Photo - um concurso mundial anual de fotojornalismo, foi o único lugar na Europa que recebeu a exposição de partes dos escombros do 11 de Setembro que vai virar coleção de um museu em homenagem ao acontecimento, realizou o festival The Influencers, que reúne anualmente os criadores de tendências em arte radical e “guerrilha da comunicação”, ofereceu diversos cursos, itinerários pela cidade e palestras, entre outras coisas (e ainda não estamos na programação de verão!).

É um lugar em constante diálogo com a cidade, oferecendo a residentes e turistas uma oferta incrível de eventos relacionados com a cultura atual, a um preço bastante acessível: entre 7 e 3 euros, e com entrada grátis aos domingos pela tarde.

Se você estiver visitando Barcelona, ou for residente, vale a pena conferir a programação do CCCB pelo site (que por sinal é muito bom), e aproveitar o que esse lugar maravilhoso tem a oferecer!






O CCCB fica na Calle Montalegre, 5, bairro do Raval.

viernes, 20 de abril de 2012

23 de abril é dia de São Jorge!!!!





sant-jordi-generalitat

São Jorge, Sant Jordi em catalão, é o santo patrono da Catalunha. Neste dia, as ruas de Barcelona são invadidas por bancas de rosas e de livros, enquanto as sacadas e os edifícios são enfeitados com a bandeira catalã de duas listras, dando um ar político e cultural aos festejos. As comemorações são marcadas pela troca de rosas e livros entre homens, mulheres e crianças. Uma tradição que une tempos e épocas distintas da história da Catalunha e também da humanidade.

A tradição diz que no dia de São Jorge as mulheres devem receber uma rosa e os homens um livro. O costume de dar uma rosa tem duas versões. Uma diz que a prática começou quando o dia de São Jorge coincidiu com a feira das rosas, no século XV. A outra que as mulheres ao irem a missa oficial, na capela de São Jorge, no Palácio da Generalitat de Catalunha, durante o século XV, recebiam uma rosa. 

O fato é que, na atualidade, as rosas vermelhas, cor de São Jorge e da paixão, são entregues acompanhadas da senyera, bandeira da catalunha, e por um trigo, símbolo da fertilidade. O ato de dar um livro aos homens é mais recente. Começou em 1996, quando a UNESCO declarou o dia 23 de abril como o dia internacional do livro. Desta forma, a religião, a política, o livro e as rosas se fundem dando cor a uma linda festa que mescla a fé na literatura, na cultura, na beleza, na tradição e na troca.

No entanto, as comemorações de São Jorge não se restringem ao dia 23 de abril, antes mesmo a prefeitura e o governo da Catalunha promovem atividades relacionadas com a leitura e o livro. Um estimulo ao prazer de ler que passa por todas as idades e momentos da vida catalã. Nos pontos verdes da cidade (lugares onde se recolhe material reciclado), por exemplo, tem uma banca de livros usados, onde você pode deixar o livro que já leu e pegar outro em troca. E no dia 23 as livrarias e editoras promovem sessões de autógrafo com escritores, o que aproxima ainda mais o leitor do livro. Pode contar, que dia 23 de abril, Barcelona será uma grande floricultura e uma grande livraria aberta ao universo mágico das letras e das flores.

Para ver fotos de Sant Jordi - 2012 - entre no álbum do flickr .

BON SANT JORDI! BUENO SAN JORGE!!! SALVE JORGE!



pastel-sant-jordi
São Jorge, como todos os outros santos que se comemoram na Espanha,
 também tem o seu bolo, feito de farinha, açúcar e frutos secos

 
banca-rosas-sao-jorgebanca-livro-ninos-san-jordi

lunes, 16 de abril de 2012

Labirinto de Horta: um passeio de cinema!

laberinto-horta



Os dias de sol e calorzinho, oferecidos pela primavera, estimulam um passeio ao ar livre e entre as flores. Para estes dias, a dica é conhecer o Parque do Labirinto d' Horta, localizado na antiga finca do Marquês de Llupià. Os jardins tem dois estilos: um neoclássico do século XVIII e um romântico, que remonta ao XIX. A construção dos jardins ficou a cargo de um arquiteto italiano e as flores e árvores foram escolhidas e plantadas por um jardineiro francês.

Passeando pelo lugar, encontramos dois riachinhos, uma cascata, um labirinto e terraços para observar os jardins. O passeio por este parque é algo romântico, divertido e cinematográfico. Foi no labirinto do Parque Horta que uma das cenas do filme “O Perfume” foi filmada. Mais precisamente, aquela em que a menina ruiva se perde dentro do labirinto.


laberinto-horta

O Parque do Labirinto d'Horta está aberto o ano todo. Recomendo conferir os horários de visita no site.

Aproveite a visita ao parque para conhecer uma das instalações das Olimpíadas de 1992, o velódromo de ciclismo.

Para chegar lá, a partir do centro de Barcelona, pegue o metro L3, em direção a Vall d`Hebron, desça na parada Mundet e caminhe até o parque que fica no Passeig dels Castanyers, n. 1. A entrada custa 2,17 euros e se quiser visita guiada pague mais 1,80. Nos domingos e nas quartas-feiras a entrada é gratuita.

jueves, 12 de abril de 2012

Uma bandeira, uma história!



Texto e Foto de Lutero Barbará

Uma lenda nos conta que durante uma batalha contra os mouros, no século IX, o líder catalão Giufré tombou ferido gravemente. Seu aliado Carlos II, neto de Carlos Magno, molhou seus dedos no ferimento de Giufré e tingiu seu escudo dourado com quatro listras de sangue, como quem pinta um quadro com sentimentos de desespero e fúria. O gesto simbólico varou os séculos rasgando o escudo do tempo e fazendo eco na eternidade. 

Quatro barras vermelhas sobre um fundo dourado e assim nascia um símbolo; a bandeira da Catalunha. É impossível que se saiba se foi exatamente assim que ocorreu, mas o surgimento de um estandarte raramente tem compromisso com a realidade dos fatos.

Os símbolos forjados pelo homem e para o homem não podem ser paridos na frieza de uma reunião ordinária, é no universo dos heróis míticos e das lendas românticas que a bandeira cria a sua força e justifica sua natureza que transcende o tempo.

Nas varandas e janelas de Barcelona podemos observar as listras do sangue de Giufré sobre o escudo dourado de Carlos II resistindo à sucessão dos dias e balançando ao sabor do vento. Elas estão ali, como uma lembrança que sua identidade persiste teimosa afrontando a ambição mesquinha dos opressores do passado, elas tremulam evocando o primitivo desejo humano de liberdade, o direito de expressar em sua própria língua os seus valores e a sua cultura. O que se pinta com sangue não se apaga com facilidade.



bandeira-catalunha
A banderia da janela, com triângulo e estrela, é a independentista. 
A banderia oficial da Catalunha tem somente as listras amarelhas e vermelhas.   

martes, 10 de abril de 2012

humm...Museu do Chocolate!

A Páscoa terminou no domingo para uns e na segunda para outros, mas os chocolates recebidos nesta data ainda durarão um tempinho. Para aqueles que amam chocolate e gostam de sentir seu aroma, ver sua cor e textura, vou indicar um passeio bem legal, o Museu de la Xocolata!

Sim, em Barcelona tem um museu inteirinho dedicado ao chocolate, a sua história e possibilidades!!! É um museu particular, pertencente ao grêmio de confeiteiros de Barcelona (Gremi Pastisseria de Barcelona). Esta delícia de museu fica na rua del Comerç, 36, no bairro do Born, pertinho do Arco do Triunfo. A entrada individual custa 4,30 e a coletiva 3,50. Acho o preço bem baratinho! E fica aberto de segunda a sábado das 10:00 às 19:00 e no domingo de 10:00 às 15:00. Como é um museu privado, lá não tem um dia gratuito, mas quem tem BCN CARD entra de graça. Eles também oferecem visitas guiadas e a possibilidade de comemorar o aniversário dentro do museu com direito a bolo. Achei está ideia o máximo!

No museu você vai encontrar um mundo de chocolate, literalmente!!! Lá dentro tem a reprodução, feita de chocolate, de prédios emblemáticos de Barcelona, como, por exemplo, a Sagrada Família.


sagrada-familia-chocolate


É um passeio de lamber os beiços e de encher os olhos!

domingo, 8 de abril de 2012

Monas de Páscoa!!! O que é isto???



As crianças catalãs, no domingo de Páscoa, não ganham ovos e sim monas, tradicionalmente presenteadas pelo padrinho. As monas de Páscoa são uma tradição catalã que remonta ao século XVIII e foram evoluindo de um pão, em forma de rosca, polverizado de açúcar, com frutos secos, e ovos cozinhos, para grandes estruturas de chocolate negro.

Atualmente, as monas podem ser encontradas em forma de torta, decorada com penas coloridas e ovos de chocolate, ou em esculturas de chocolate representando eventos ou personagens do mundo infantil, desportista, animal, etc. O curioso é que, além dos tradicionais ovos e coelhos de chocolate, também tem para vender galinhas de chocolate com ovinhos. Afinal, é a galinha quem ponhe ovos e não o coelho. Achei isto muito legal! O preço de uma mona de chocolate varia entre 25 euros e 100 euros, algumas podem custar até mais, tudo depende do tamanho e da complicação de “construção”.

O nome mona tem origem no idioma árabe, munna (provição da boca) e era um presente dos escravos para seus amos. Antes de ser um simples presente do padrinho a seu afilhado, as monas representavam o fim das abstinências da quaresma.

Na catalunha, o dia da mona é segunda-feira, após o domingo de Páscoa. Este dia é feriado regional e as familias se reunem para comer a mona. 

Mais fotos de monas no nosso Flickr

mona-tarta
 Mona de Páscoa Bolo

 Mona de Páscoa do Messi - Estas fazem bastante sucesso entre os meninos!

viernes, 6 de abril de 2012

Sol de Barcelona no Facebook!

Sol de Barcelona tem uma fanpage no Facebook. Lá você vai encontrar informações atualizadas, fotos e muito mais.

Junte-se a nós em Facebook,

é só entrar e curtir!!!!




miércoles, 4 de abril de 2012

Fonte Mágia do Montjuic: luzes e música


fonte-montjuic





A fonte mágica do Montjuic foi inaugurada em 19 de maio de 1929, durante a Exposição Internacional de Barcelona. A construção levou um ano e a fonte está localizada ao pé do Montjuic e na base do Museu Nacional d'Arte de Catalunha (MNAC). Suas águas oferecem um lindo espetáculo, que combina música, luz e coreografia. Ver a “dança” destas águas é, quase, um passeio obrigatório e também emocionante.

Durante o inverno, a prefeitura fecha a fonte, para manuntenção e limpeza, e ela só volta a funcionar em março. 

Até o dia 30 de abril, os espetáculos de “música e cor”, como são chamados, acontecem nas sextas e sábados, nos seguintes horários: 19, 19:30, 20, 20:30. Na páscoa, dia 8 de abril, também tem função. De maio até setembro, verão por aqui, os dias e os horários são ampliados. Os espetáculos acontecem de quinta a domingo, das 21 às 23:30. Já não é possível começar às 19 ou às 20, porque nestes horários ainda tem sol. De outubro a janeiro, os shows voltam a acontecer as sextas e os sábados. Dias 25 e 26 de dezembro e 6 de janeiro tem show, por conta do natal e do dia de reis. Os espetáculos duram, mais ou menos, de 10 a 14 minutos.

Não chegue muito tarde ao local, pois no verão fica bem cheio. Leve uma boa câmara para fotografar no escuro e não se descuide de suas coisas, lá também tem batedores de carteira.


Fica a dica de um programa bonito e gratuito para se fazer em Barcelona com a família, os amigos e namorad@s. 

fonte-montjuic
Esta foto nos proporciona um panorama do lugar. 
Aqui vemos, além da fonte, o Tibidabo e as torres venecianas da Praça Espanha.
 

domingo, 1 de abril de 2012

Dia da Mentira!!!!


 
1º de Abril é o dia da mentira no Brasil, Portugal, Itália, Estados Unidos, Reino Unidos, França e Alemanha.

Na Espanha, o dia da mentira acontece em 28 de dezembro e é chamado de dia dos Santos Inocentes. Esta data é também o dia em que a religião católica celebra a matança das crianças de menos de 2 anos, nascidas em Belém, ordenada pelo rei Heródoto. Na tradição popular espanhola esse é o dia de pregar peças nas pessoas, fazendo-as caírem em "pequenas" mentiras. Nos países hispano-americanos o dia da mentira segue a tradição espanhola, introduzida nos tempos de colônia. As brincadeiras que fazemos neste dia se chamam inocentadas. 

Agora, você já sabe, quando estiver por aqui guarde as brincadeiras e mentiras para o dia 28 de dezembro. 

                                                         Bom  1º de Abril para tod@s!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>