domingo, 17 de junio de 2012

La Nit de Sant Joan

nit-sant-joan

“São João acende a fogueira do meu coração”



A noite de São João (23 para 24 de junho) é conhecida nos Países Catalães como Nit de Sant Joan ou Revetlla de Sant Joan. Nesta noite, as pessoas se reúnem com familiares ou amigos para jantar ao ar livre e fazer fogueiras na praia. A noite de São João é a mais curta do ano devido a proximidade com o solstício de verão.

A origem desta festa está relacionada com o paganismo, com as celebrações do solstício de verão, no hemisfério Norte, e também com o cristianismo. O catolicismo nos conta que Zacarias acendeu uma fogueira para anunciar o nascimento do seu filho João Batista e dai vem a tradição das fogueiras. Antes do cristianismo se instalar na Europa, as pessoas acendiam fogueiras com o objetivo de dar “força” ao sol que, a partir do solstício de verão, acreditavam, que o seu poder declinava, pois os dias começavam ficar mais curtos. Ao mesmo tempo acreditavam que o fogo purificava e espantava os maus espíritos.

O fato é que atualmente a Noite de São João é uma grande festa, que acontece, nas praias da Catalunha e da Espanha e tem por objetivo dar as boas vindas ao verão. Muitas pessoas tomam o primeiro banho de mar nesta noite. A praia fica cheia de gente fazendo picnic, dançando em volta do fogo, pulando fogueira e festejando a temporada de verão. Ah, é interessante que para fazer fogueira tem que pedir autorização para Prefeitura da Catalunha. Veja aqui as fogueiras já autorizadas. 


Como todos os Santos, São João também tem seu bolo típico chamado de Coca de São João feita com frutos secos e frutas cristalizadas. Coca e Cava são uma combinação perfeita para esta celebração. Outra coisa típica nesta época são as bombinhas, rojões e os fogos artifício. As crianças passam a noite toda, e os dias seguintes a festa, soltando bombinhas e rojões pelas ruas cidade. Uma verdadeira loucura.



coca-sant-joan





petardos-sant-joan



Posso dizer que esta festa tem, praticamente, o mesmo sentido que nossa festa de passagem de ano. Se você estiver em Barcelona nesta noite, não deixe de ir a praia e festejar, tenho certeza que você vai adorar participar da festa. Na minha opinião, estar aqui nesta época do ano é uma sorte.  

Para saber mais sobre a festa e sua organização click aqui!

2 comentarios:

  1. Legal. O dia de São João é lindo em todos os lugares. O Brasil, também, faz bonito.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Obrigada pelo comentário. O Brasil fazzz superrr bonito no Sao Joao.

      Eliminar

Vou adorar saber o que você está pensando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>