miércoles, 30 de mayo de 2012

Mamãe, eu quero!



Resolvi dedicar um post à lojas de crianças, pois penso que eles também são consumidores. Se não são consumidores direto, são indiretos, porque pais, avôs e tios acabam levando algum tipo de presente para os pimpolhos.

Em Barcelona tem uma loja chamada Imaginarium com artigos para crianças de 0 a 12 anos. Eles tem  uma marca própria de brinquedos educativos muito legal, e, ainda, oferecem livros, móveis, objetos decorativos e tecnologia para o cuidado do bebê. Tem duas lojas no centro da cidade, uma no Passeig de Gràcia e outra na Rambla Catalunya.

Entrada de uma loja Imaginarium.
Note que eles tem duas portas, uma pequena para os pimpolhos
 e outra grande para os adultos. A diversão já começa na entrada.


A Eurekakids é uma loja muito massa para crianças e bebês. Lá os papais encontram brinquedos, acessórios e todo tipo de artigo para crianças entre 0 e 12 anos e também brinquedos e jogos para mais de 12 anos. Me chamou atenção a sessão destinada a “passeios e viagens”, com artigos do tipo porta bebés, mantinha, caminha portátil, necessaire, barracas e até óculos de sol!!!! Aqui tem marcas como chicco, graco, lego, playmobil e outras tantas conhecidas no mundo infantil. Você encontra lojas Eurekakids nos shoppings Diagonal Mar e Las Arenas e na Rambla Catalunya, 127.

O Corte Inglés tem uma sessão de brinquedos bem grande, onde é possível encontrar todos os brinquedos de moda entre as crianças, como de séries de televisão, de desenhos animados ou de filmes. Além do que, no Corté Inglés tem uma grande variedade de objetos, brinquedos e acessórios para todos as idades.

Outras grandes lojas são Zara, H&M e C&A, com sessões de roupas infantis boas e baratas. A Custo, loja de um famoso estilista catalão, também tem uma linha infantil. Tem lojas da Custo em La Rambla e no shopping L'Illa Diagonal.

Se a encomenda for jogos eletrônicos de playstagion e tal, não tem lugar melhor para comprar que a Game. Nesta loja, além dos jogos, é possível comprar controles remotos e aparelhos de vídeogames. Nos shoppings Maremagnum e Glories, os pais encontram lojas Game, e, perto do Passeig de Gràcia, na rua Pau Claris, 97 também tem outra.


Para as mamães grávidas tem a Prenatal. Uma loja com acessórios e roupinhas de bebés e com roupas para gestantes. Na Gran Via, esquina com o Passeig de Gràcia, tem uma loja. Esta marca é bem legal e sei que tem na Itália também, provelmente, as mamães acharão esta loja em outros países da Europa.

Uma recomendação muito importante: Não compre, de jeito nenhum, umas hélices e uns apitos com som de gato que os vendedores ambulantes oferecem pelas Ramblas de Barcelona. Te dou dois motivos para não comprar: primeiro porque é comércio ilegal e segundo, para não perder a mercadoria para os policiais, eles escondem os brinquedos dentro dos cestos de lixo da rua. Imagina só a contaminação destes brinquedos que vão parar na boca e nas mãos dos teus filhos, netos ou sobrinhos. Isto é mais que motivo para não comprar.

E no final do passeio, leve a gurizada para tomar um sorvete (helado, em castelhano) na Dino, na Farggi ou na Giovanni!!! 

domingo, 27 de mayo de 2012

Vamos de Compras!!!!


sacola-compras








O Blog andou parado estes dias, porque eu estive, praticamente, a semana toda dedicada a um grupo de viajeiros do Rio de Janeiro. Tanta visita em lojas, acompanhando o grupo, resultou no post de hoje.

Comprar faz parte de qualquer viagem! E uma viagem à Europa estimula este “esporte”, mais ainda, quando se descobre que aqui o computador, a roupa, a bebida ou o celular que você tanto queria é a metade do preço que no Brasil.

Em Barcelona, como em outras cidades europeias, tem lojas de todos os tipos e de todas as marcas. Lojas de marcas caras, como Chanel, Prada, Guess, Lancoste, Diesel, e muitas outras, lojas de esporte como NIKE e Adidas, em Barcelona, estão localizadas na rua Passeig de Gràcia, no centro da cidade.

O Corte Inglés é uma cadeia de lojas espanhola que mais parece um shopping. Na Praça Catalunha tem duas lojas do Corte Inglés. A maior delas fica na esquina da Praça Catalunha, com Ronda de Sant Pere, e tem de tudo, roupas, sapatos, bolsas, eletrônicos, livros, discos, brinquedos, casa e muito mais.

Uma loja de esportes que gosto muito, e recomendo, é a Decatlon. Lá tem desde o equipamento até a roupa para todos os esportes. Além das marcas de esporte conhecidas, ainda tem uma marca própria de ótima qualidade.

Uma dica importante: não ache que a camisa oficial do Barcelona, ou de qualquer outro time europeu, é mais barato aqui que no Brasil, porque não é. Para comprar camisas do Barça, ou outro time, tem a loja da NIKE no Passieg de Gràcia e em Las Ramblas. A loja oficial do Barça fica na rua Ronda Universitat com a Rambla de Catalunya, ao lado da Igreja da Sagrada Família e também no Camp Nou.
A rua Portal Del Angel concentra uma grande quantidade de lojas de marcas europeias como Zara, H&M, Berska e Mango. Estas lojas tem roupas da moda, tanto masculina, feminina e infantil, com bons preços. Nesta rua, bem no começo, perto da Praça Catalunha, sempre rola uma feirinha com roupas e bijuterias diferentes e artesanais. Se você gosta de roupas alternativas, coloridas e diferentes, vai encontrar um monte de lojinhas deste tipo no bairro Gótico e no Born. Recomendo conhecer a  Desigual que é uma loja de roupas coloridas, moderna e fora do comun, super legal. 

maremagnum-barcelonaSe preferir comprar em shoppings, fica a indicação dos seguintes: O Diagonal Mar, parada el maresme fórum, L4, o L'Illa Diagonal, ao lado da parada de metro Maria Cristina, L3 e L1, e, no final de Las Ramblas, o Maremagnun, um pouco menor que os outros dois, e na Praça Espanha tem o Las Arenas, um shopping construído dentro de uma antiga praça de touros.



Las Arenas Shopping


Las Arenas Shopping por dentro


O La Roca Village é um shopping ao ar livre, com lojas outlet de marcas conhecidas, com descontos de até 60%. Este complexo de lojas fica fora de Barcelona e se pode chegar de carro, trem ou ônibus. O ônibus sai de Barcelona, na rua Casp, n. 34, esquina com a rua Pau Claris, tem 5 saídas diárias e a passagem, de ida e volta, custa 12 euros. Também é possível ir de trem. Na estação de Sants pega-se um trem para Granolles Centre, uma vez ali, um ônibus direto para o La Roca, que demora 20 minutos.
As lojas grandes do centro da cidade e dos shoppings não fecham para a siesta, só as lojas pequenas, de bairro, que fazem um horário de 10-14 e das 17-20.

Antes de sair do Brasil, não esqueça de liberar o seu cartão do banco para compras no exterior. Uma alternativa legal é fazer o  Cartão Banco Rendimento TravelMoney, de bandeira Visa. Ele pode ser feito em agências de viagem ou no site e basta carregar com uma quantia de dinheiro em euro. Na Europa, você o usará como um cartão de débido e também de saque. Está opção é muito melhor que um Travel cheque ou que um montão de dinheiro vivo no bolso.

Boas compras em Barcelona!

martes, 22 de mayo de 2012

Barcelona com pimpolhos!

mamute-parc-ciutadella


Comecei a seguir uma mamãe no twitter que dá dicas de viagens com pimpolhos (@viagempimpolhos) e, a partir daí, reparei que tem muitas famílias de turistas viajando com filhos pequenos por Barcelona. Foi por causa disto que me animei a escrever um post dedicado aos pais e às crianças que queiram conhecer Barcelona.

Em Barcelona, as crianças não ficarão entendiadas e nem os pais desesperados, porque aqui é tudo de bom para crianças, com lugares divertidos e interessantes. Para começar, pais e filhos podem passar uma tranquila manhã ou tarde no Parc de la Ciutadella. Ali é possível fazer picnic, passear de barquinho no lago, tirar fotos no Mamute e ainda deixar a gurizada solta correndo de um lado para o outro, e, dependendo da idade, podem jogar pingue pongue nas mesas que tem no parque. 

lago-parc-ciutadella


Uma segunda dica, bem divertida, é o Zoológico da cidade, que fica no Parc de la Ciutadella mesmo. O Zoo custa 17,00 euros para adultos e 10,20 para crianças de 3 a 12 anos. 

A montanha do Tibidabo, já foi falado dela aqui no blog, também é outro lugar legal para ir com a criançada. Lá tem um parque de diversão, um museu de robos, pracinhas e área verde para correr e fazer picnic. Se fizer calor e sol, as praias de Barcelona são ótimas para se divertir e brincar e um banho de mar no mediterrâneo é perfeito para refrescar. Em algumas partes da praia tem uma estrutura de ferro e cordas para os pequenos subirem. Não esqueça o protetor solar, porque aqui o sol é bem forte.



Se chover, os pais podem levar os filhos no Aquário de Barcelona ou no Museu CosmoCaixa. O Aquarium de Barcelona é um ótimo lugar para conhecer o fundo do mar e seus mistério. Uma das atrações do lugar é um peixe igualzinho ao peixinho Nemo, o do filme. O Aquarium fica no Moll d`Espanya del Port Vell, s/n, no final da Rambla, onde está o shopping Maremagnun. Para chegar ali pegue o metro L3, estação Darssanas, ou vá de ônibus (14, 17, 19, 36, 38, 40, 45, 57, 59, 64, 91, 157). O preço é 18,00 para adultos e 13,00 para crianças, entre 3 e 12 anos. 

O CosmoCaixa de Barcelona é museu interativo da ciência, com mostras permanentes e temporais, bem interessante para a gurizada. Lá tem a reprodução exata, em mais de 1000m2, de um bosque imundado da floresta amazônica brasileira, com uma capivara e outras espécies de animais vivos e plantas nativas. A entrada custa 3,00 e crianças de até 7 anos pagam 2,00 euros. Para chegar ali pegue uma das seguintes linhas de ônibus: 17, 22, 58, 73, 75, 60 y 196, ou vá de ferrocarriles da Generalitat, parada estação Avinguda del Tibidabo. 

Um passeio de bus turístico é outra boa dica para conhecer a cidade com crianças, pois ele passa pelos pontos principais da cidade e se pode descer e subir quantas vezes quiser. Em Barcelona tem duas empresas de bus turístico: a Barcelona city tour e a Barcelona Bus turístic. Nas duas empresas crianças de menos de 4 anos viajam gratuitamente, e, elas oferecem bilhetes para 1 dias ou para 2 dias. 

 
Se não quiserem passear de bus turístico, podem viajar tranquilamente de metro e ônibus, o transporte público é muito bom em Barcelona. Eu recomendo trazer o carrinho se a criança for menor de 5 anos, pois em Barcelona se caminha muito e os pimpolhos logo podem ficar cansados. Além do que, no carrinho eles podem dormir e os pais seguem aproveitando o passeio. Vejo muitas famílias de turistas com carrinhos pela cidade, é bastante prático. Ok, não quer trazer o carrinho, pois conta como uma bagagem à mais. Não tem problema, em Barcelona tem a Babytravelling, uma empresa que aluga carrinho por 1 dia (36 euros), 3 dias (42), 1 semana (49 euros) e por mês (92 euros). No Locker Barcelona (guarda bagagem) também alugam carrinho de bebé por dia e hora. O Locker fica na rua Estruc, 36. Para mais informações ligue 933 028 796 ou entre no site www.lockerbarcelona.com

Os pais podem ir sem medo ao jogo do Barça com os filhos, pois o Estádio do Barcelona é um lugar super família, com pais, avôs, filhos, netos, tios e sobrinhos. Além do que, as torcidas são civilizadas, o campo organizado e tranquilo e não rola conflito na saída dos jogos.

É isto ai!!! Com estas dicas, espero ter contribuido para um bom passeio em família. 

viernes, 18 de mayo de 2012

Barcelona gastando pouco!

barcelona-card
  -->


Barcelona Card é um cartão de descontos que dá direito a desfrutar da cidade gastando pouco ou quase nada. Com este cartão, é possível entrar em 22 museus de forma gratuita e também no circuito de fórmula 1 da Catalunha. No site do Barcelona Card, você encontra a lista de todos os museus, mas não se preocupe, na hora da compra eles fornecem uma guia como toda a informação necessária para aproveitar bem as possibilidades do BCNCARD.

Além de descontos em museus, o usuário tem reduções de preço em alguns restaurantes, lojas e bares. Durante o tempo de vigência do cartão, você tem acesso gratuito ao transporte público, o que compensa muito a compra do BCNCARD, afinal um T-10 custa 9,25.

É possível comprar o Barceonal Card na internet, com desconto de 10%, ou nos postos de informação oficiais da Barcelona Turismo. Na praça Catalunha, no subterrâneo, está uma das oficinas da Barcelona Turismo, depois, na Rambla você encontra um posto pequeno de informação. Os preços do BCNCARD são os seguintes: para dois dias 29,00 euros, três 35,00, quatro 40,00 e cinco dias 47,00. Se você estiver acompanhado por crianças, entre 4 e 12 anos, vai ter que adquirir um cartão para elas também. 

Eu acho que vale muito apena comprar o BCNCARD se você gosta de museus e vai ficar na cidade mais de 3 dias. Se fica só dois dias, acho que não compensa muito, porque você não vai ficar entrando em muitos museus, nem vai ter tempo para isto. 


Aproveite Barcelona gastando pouco e se divirta!!!!


ponto-informaçao-bacelona
Ponto de informação - La Rambla

martes, 15 de mayo de 2012

Movimento 15M!!!!!

 
Desde sábado, dia 12 de maio, os espanhóis estão nas ruas e nas praças da Espanha. Desta vez pelo aniversário de um ano do movimento do 15M, ou dos indignados, como ficou conhecido. O movimento nasceu em maio de 2011, na Praça do Sol, em Madri, e rapidamente se espalhou por toda a Espanha e pelo mundo.

Hoje jovens, adultos e velhos estão acampados na Plaza Cataluña comemorando o aniversário do movimento, mas também, mostrando a sua indignação com as últimas medidas políticas do governo de Rajoy. Os gritos contra o capitalismos seguem fortes e a eles se somam frases e palavras contra a reforma laboral, que está sendo tramitada no congresso, contra a ajuda financeira ao banco Bankia, contra os recortes orçamentários da saúde e da educação. Todos pedem, a uma só voz, mais dignidade e respeito aos cidadãos, menos dinheiro aos bancos e uma democracia real, onde o povo é ouvido de verdade.

O povo está na rua para mostrar que não “é uma mercadoria nas mãos dos políticos e banqueiros” (este é o lema do 15M)!!!!! E o blog Sol de Barcelona apoia este movimento, porque acredita que um mundo melhor pode ser feito e ele depende de cada um de nós. Como falou Eduardo Galeano, em uma edição do Fórum Mundial de Porto Alegre, temos que pensar a partir da primeira pessoa do plural NÓS e não da primeira pessoa EU.


As fotos foram tiradas ontem de noite na Plaza Cataluña (mais fotos no álbum do facebook):










domingo, 13 de mayo de 2012

La nit dels Museus




Dia 19 de maio, como todo o ano, a prefeitura promove La Nit dels Museus, em que 52 museus de Barcelona e da área metropolitana estarão com às portas aberta das 19:00 até a 1 da manhã. O evento faz parte do dia internacional dos Museus, 18 de maio, decretado pelo Conselho Internacional de Museus.

Exposições e coleções permanentes poderão ser vistas gratuitamente nos principais museus da cidade. Museu Picasso, Fundação Joan Mirò, CCCB, Fundação Antoni Tàpies e muitos outros estarão esperando os visitantes.

Além de museus, a prefeitura, este ano, propõe descobrir como chegava a água a cidade de Barcino, através de um pequeno passeio pelo tramo final do aqueduto, que, em época romana, trazia água potável do rio Besòs até o interior da cidade.

A primeira vez que fui a La Pedrera, foi de graça, na noite dos museus de 2009. Foi uma experiência única ver as chaminés de Gaudì iluminadas e banhadas pela noite de primavera. Por isto, aconselho, faça a sua programação com antecedência e não perca esta noite mágica de museus abertos e gente na rua. 

miércoles, 9 de mayo de 2012

Barcelona Noturna!

casa-batllo 
Certamente ao chegar a este blog, você já sabe que em Barcelona tem que conhecer a Sagrada Família, a Casa Milà (La Pedrera) ou a Casa Batllò. Claro, isto é o básico de Barcelona. Se você vai embora sem ver isto, não viu nada!

Então, hoje vou te propor uma coisa diferente. Além de ver tudo isto de dia, veja também de noite! Durante a noite, até, mais ou menos, às 24:00, todas estas construções e outras ficam com as luzes acesas e oferecem um lindo espetáculo. Pela noite são tão bonitas como durante o dia, além do que, o Passeig de Gràcia fica vazio e permite um passeio tranquilo, onde os olhos tem tempo para observar cada detalhe dos prédios desta rua.

O passeio que proponho começa na Plaza Catalunha, onde você pode ver as fontes com luzes, caminhe pelo Passeig de Gràcia, até a Gran Via, e veja a fonte de água que muda de cor. Siga caminhando e verás a Casa Batllò e a La Pedrera. Vá até a Sagrada Família e veja os dois lados da igreja iluminados. Depois desça até a Torre Agbar, uma torre de escritórios construída pelo arquiteto Jean Nouvel. Agora que começa o calor, este passeio é mais que perfeito!



Fonte Plaza Catalunha


fonte-passeig-de-gracia
Fonte Passeig de Gràcia com Gran Via 
 
casa-batllo
Casa Batllò
la-pedreira
La Pedrera


sagrada-familia-paixao
Sagrada Família - lado da Paixao
sagrada-familia
Sagrada Família - lado do Nascimento
torre-agbar
 Torre Agbar


Depois deste extasê noturno de luzes, volte para casa feliz!!!!

Bom Passeio!

jueves, 3 de mayo de 2012

Com que roupa eu vou...????


A Primavera é uma estação que agrada a todos, mas quando vamos fazer as malas é que lembramos que ela está entre o inverno e o verão. Isto é um problema para nós, mulheres, pois é, justamente, neste momento que surge a dúvida: que roupas e sapatos levar?

Um viajante não conhece o tempo da cidade destino e por mais que busque na internet informações sobre ele, nunca será suficiente, isto é, se você for uma pessoa que gosta de acertar na roupa. 

Para facilitar a sua tarefa, resolvi pedir ajuda para duas amigas apaixonadas por moda, Kelly Alves e Luana Ranito. Neste post, elas nos oferecem algumas dicas de como fazer uma mala "primaveril", prática e bonita, sugerindo alguns looks com peças, indispensáveis e básicas, do nosso guarda roupa.


Dica 1: agora é o momento de trocar:

Casacos por Trench Coat

Blusas de lã por Jaqueta Jeans

Cachecol por lenços coloridos

Botas por sapatilhas




 





Dica 2: Muito importante!!! Deixe o sapato de salto alto em casa, em Barcelona ele não é uma boa opção para caminhar. Prefira sapatos Oxfords, além de mais confortáveis tem "ar social despojado".
 



Dica 3: Não se esqueça da, inseparável e multiuso, jaqueta jeans. Coloque um broche de flor nela, como mostra a foto, assim você ganha um ar de primavera e deixa a jaqueta com um look moderno e elegante. 


 

Dica 4: Você não vai a acadêmia quando estiver aqui, claro!!! No entanto, com uma leeging e uma camiseta negra, certamente, ficará mais bonita e confortável. 




Dica 5: Trench Coat é perfeito para o final da tarde e começo da noite, pois te abrigará da suave brisa de Barcelona.


Dica 6: Esta dica é super legal!! Traga lenços, de todas as cores e formatos, pois ele é versátil e te dará mais poder na hora de elaborar um look. 




 













Fotos e produção: Kelly Alves e Luana Ranito

martes, 1 de mayo de 2012

Paella!!!

paella-valenciana

 
A Paella é, seguramente, a comida “espanhola” mais conhecida no mundo. Sua popularidade faz com que seja encontrada em qualquer restaurante e em qualquer região da Espanha, no entanto, é um prato tradicional de Valência, a base de arroz fervido. Podemos dizer que sua fama internacional, como prato tipíco espanhol, cresceu durante o século XX com a ajuda do cinema e das propagandas turísticas.

A origem da Paella é bastante antiga. Na verdade, não se sabe bem quando começou a ser feita, mas no século XVIII já aparecem as primeiras receitas de como se fazer uma boa paella. O nome deste arroz vem da panela em que é feito, em catalão-valenciano, paella significa frigideira que é uma panela plana feita de ferro ou aço inoxidável com alças. Quem faz a paella se chama paelleira. Por tanto, nada de confusão na hora de pedir ao garçom a iguaria.

Uma coisa interessante deste arroz, é que, como muitas comidas típicas, ele é de origem humilde. A receita original leva frango, coelho e porco, os animais que os camponês tinham para se alimentar, e vage. Com o tempo a receita foi sendo alterada conforme a região onde era feita, por exemplo, nas áreas costeiras espanholas a tradicional é de mariscos, ou seja, com frutos do mar.
Quando você for pedir uma paella na Espanha não diga Paeja, como falam os brasileiros, e sim Paelha, com força no e. Assim, você faz bonito na hora de pedir.

Em Barcelona tem um montão de restaurantes que servem Paella e de todos os tipos. O bairro da Barceloneta é um bom lugar para buscar um restaurante e comer. Pela região você encontra o 7 Portas, super conhecido e um pouco caro, o Restaurante Salamanca, também bem recomendado e preço mediano, o Cal Pinxo, o Can Solé, este último funciona deste 1903. Estes são alguns exemplos de restaurantes. O Suquet de l`Almirall, localizado no Passeig Joan de Borbó, em Barceloneta, tem uma paella de marisco maravilhosaaaaa, de comer de joelhos. Se você for lá não estranhe a cor, pois eles não usam açafrão e por isto a paella não fica amarelha.

Perto da Rambla e da Praça Urquinaona tem o Cullera de Boix, que já recomendei no post “onde comer e o quecomer”. E quando você ver algum cartaz, do tipo da foto, anunciando Paella, não entre no restaurante, porque, seguramente, ela vai ser congelada.

cartaz-paella
paella



Estas duas fotos de Paellas foram tiradas na Feira de Abril, no Fórum, em Barcelona.
paella-marisco





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>