miércoles, 27 de junio de 2012

Verão e as praias de nudismo de Barcelona



O verão chegou e é hora de aproveitar cada minutinho dele junto ao mar. Pelo menos é isto que penso! Aqui os meses de calor são curtinhos (só 3 meses mesmo, no Brasil ainda rola mais!) e todo tempo junto ao mar e torrando ao sol é precioso. Eu costumo dizer que o verão passa tão rápido, que nem da tempo de usar todas as roupas de verão que tenho.

Todo mundo sabe que Barcelona tem praias e a mais famosa delas é Barceloneta. No entanto, não vou falar dela e sim de duas praias especiais: Mar Bella e Sant Sebastià. Por que são especiais??? Pelo simple fato de serem praias destinada à prática de nudismo. Bom, na verdade, pessoas desnudas você vai ver em outras praias também, e até pelas ruas perto da praia, pois andar pelado está permitido na praia, no passeio marítimo e nas ruas adjacentes à praia. Desde maio de 2011, o nudismo e o semi-nudismo estão proibidos em Barcelona fora dos espaços permitidos (isto inclui andar sem camisa pela rua).

Se você é adepto do nudismo ou está afim de ter uma experiência nudista, Mar Bella e Sant Sebastià são os lugares perfeitos. Além de praias destinadas à prática, são mais tranquilas, a água é mais limpa, pois não ficam tão cheias e nem tem tanto turista como em Barceloneta. A praia de Mar Bella tem outra faceta especial, é frequentada pelo público homosexual. Meu conselho para estas praias é: não tenha vergonha de tirar a roupa, aqui ninguém fica reparando em ninguém. As mulheres, que não querem se desnudar por completo, podem encarar um topless, prática muito comum por aqui e que rola em todas as praias, sem exceção de idade, cultura ou nacionalidade.

Sant Sebastià fica no extremo sul de Barceloneta, onde está instalado o W Barcelona Hotel , construído em forma de vela. Gosto desta praia no verão e no inverno. No verão é mais tranquila e no inverno porque tem um ótimo piso para patinar. Mar Bella fica depois de Bogatell e está separada das outras praias por uma grande duna, construída para proteger a comunidade nudista dos observadores. Nesta praia tem o restaurante Oca e bares na areia, que se instalam no verão e são chamados de chiringuitos. Ao longo de toda a orla de Barcelona tem chiringuitos que oferecem bebidas, coquetéis, cadeiras espreguiçadeira e música ambiente.

É Importante saber que o nudismo é opcional em qualquer das duas praias recomendadas. Chegando lá, você decide se quer ou não tirar a roupa. Ambas praias são bastante familiares, sendo frequentadas por famílias completas.

Para chegar em Mar Bella pegue o metro L4 e desça na estação Selva de Mar. Para Sant Sebastià, metro L4, estação Barceloneta. 

playa-sant-sebastia
Praia de Sant Sebastià

sant-sebastia-hotelw
Praia de Sant Sebastià e Hotel W - Esta foto foi tirada no inverno.

sant-sebastia
Mar Mediterrâneo - Praia Sant Sebastià

viernes, 22 de junio de 2012

Orgulho Gay em Barcelona (Pride Barcelona)


pride-barcelona
 
A partir de hoje, 22 de junho, até o dia 1 de julho, Barcelona vai sediar o Barcelona Pride (Orgulho Gay). Os dias principais do evento são 29-30 de junho e 1 de julho. No último dia, às 16:00, acontece o grande desfile, conhecido como Parada Gay, saindo da Praça Univesitat e terminando na Plaça España, com uma grande festa comanda pela cantora Soraya (às 20h). Os organizadores consideram que o evento Orgulho Gay de Barcelona é o mais importante do mediterrâneo. Não duvido, pois Barcelona e a cidade de Sitges recebem um montão de turistas LGBT durante o verão.

Durante estas duas semanas de Orgulho Gay, a cidade vai se transformar em um grande arco-iris em nome da diversidade, do respeito e da igualdade sexual. No decorrer do evento vai ter muita festa, atividades e esporte para o coletivo LGBT que estiver participando.

Vai rolar festa de todo tipo nas boates e saunas gays do bairro Eixample Esquerra, conhecido como Gaixample. Vai ter corrida de salto alto (só imagino que engraçado), corrida contra a homofobia, jogos de basquete masculino e feminino, concurso de DragQueem e muito mais. Veja programação completa aqui.

Quem é dos anos 80/90 vai se surpreender como uma das atracões da festa, o grupo espanhol Locomia, que se apresenta no dia 30/06. Parece que a formação do grupo é atual e não é a mesma dos anos 80/90.

Deixo com vocês o vídeo da música tema do Pride Barcelona, gostei da letra!!!




miércoles, 20 de junio de 2012

España es Cultura - aplicativo para celulares!


españa-es-cultura

Toda oferta cultural da Espanha em sua mãos, em apenas um clic. Para quem não sabe, o Ministério da Educação, Cultura e Esporte espanhol disponibiliza um site, chamado España es Cultura, onde se pode encontrar as ofertas culturais do país por região, tema, estilo e idade. Lá você encontrar informações sobre museus, artistas, destinos, rotas culturais, obras de artes, etc. O objetivo do site é informar espanhóis e estrangeiros, já que está traduzido para o inglês e Francês.

O site é super moderno e tem muita coisa para explorar e descobrir nele. Na primeira página o visitante encontra uma espécie de agenda, onde os eventos são atualizados constantemente. Também é possível encontrar as ofertas culturais através de estilos históricos e artísticos, como por temas e público. Por exemplo, você pode clicar em Família e a página te mostra um plano cultural para toda a família, composto por rotas, museus e agenda. Se quiser procurar por região também pode, basta clicar em CCAA e aparecem todas as comunidades autônomas da Espanha. O recurso mais interativo do site é, sem dúvida, a busca por localização, em que aparece um mapa da Espanha onde os usuários podem pesquisar.

Além de te dar todos os horários dos museus e atrações culturais da Espanha, o site te oferece informações complementares como exposições temporárias que acontecem nos museus, eventos culturais de interesse que acontecem na cidade do museu e também um percurso urbano. Por exemplo, se você buscar La Pedrera encontrará toda a informação básica e ainda o que está rolando de exposições lá dentro, o que tem na cidade de Barcelona nos dias que você estará aqui e o caminho que pode fazer pela cidade. Genial, sim?????

O site oferece, na parte de serviços, visitas virtual, em 360 graus, aos espaços espanhóis declarados patrimônio mundial pela UNESCO. Dá para ver a La Pedrera, outros lugares, por dentro sem sair de casa e isto nos permite desfrutar da obra e do patrimônio de uma forma diferente.

A novidade é que você pode levar toda esta informação no seu celular através do aplicativo “España es cultura en su móvil” desenvolvido para Iphone, Android e Ovi que funciona com geolocalização.



Com tudo isto,dá para preparar uma super viagem e ficar muito bem informado.

domingo, 17 de junio de 2012

La Nit de Sant Joan

nit-sant-joan

“São João acende a fogueira do meu coração”



A noite de São João (23 para 24 de junho) é conhecida nos Países Catalães como Nit de Sant Joan ou Revetlla de Sant Joan. Nesta noite, as pessoas se reúnem com familiares ou amigos para jantar ao ar livre e fazer fogueiras na praia. A noite de São João é a mais curta do ano devido a proximidade com o solstício de verão.

A origem desta festa está relacionada com o paganismo, com as celebrações do solstício de verão, no hemisfério Norte, e também com o cristianismo. O catolicismo nos conta que Zacarias acendeu uma fogueira para anunciar o nascimento do seu filho João Batista e dai vem a tradição das fogueiras. Antes do cristianismo se instalar na Europa, as pessoas acendiam fogueiras com o objetivo de dar “força” ao sol que, a partir do solstício de verão, acreditavam, que o seu poder declinava, pois os dias começavam ficar mais curtos. Ao mesmo tempo acreditavam que o fogo purificava e espantava os maus espíritos.

O fato é que atualmente a Noite de São João é uma grande festa, que acontece, nas praias da Catalunha e da Espanha e tem por objetivo dar as boas vindas ao verão. Muitas pessoas tomam o primeiro banho de mar nesta noite. A praia fica cheia de gente fazendo picnic, dançando em volta do fogo, pulando fogueira e festejando a temporada de verão. Ah, é interessante que para fazer fogueira tem que pedir autorização para Prefeitura da Catalunha. Veja aqui as fogueiras já autorizadas. 


Como todos os Santos, São João também tem seu bolo típico chamado de Coca de São João feita com frutos secos e frutas cristalizadas. Coca e Cava são uma combinação perfeita para esta celebração. Outra coisa típica nesta época são as bombinhas, rojões e os fogos artifício. As crianças passam a noite toda, e os dias seguintes a festa, soltando bombinhas e rojões pelas ruas cidade. Uma verdadeira loucura.



coca-sant-joan





petardos-sant-joan



Posso dizer que esta festa tem, praticamente, o mesmo sentido que nossa festa de passagem de ano. Se você estiver em Barcelona nesta noite, não deixe de ir a praia e festejar, tenho certeza que você vai adorar participar da festa. Na minha opinião, estar aqui nesta época do ano é uma sorte.  

Para saber mais sobre a festa e sua organização click aqui!

sábado, 9 de junio de 2012

Semana da Bicicleta!!!

 
Do 13 ao 17 de junho vai acontecer, em Barcelona, a Semana da Bicicleta (Setmana de la bicicleta). Para este evento, a prefeitura está preparando um sem fim de atividades sobre duas rodas. O objetivo desta semana é promover o uso cívico da bicicleta como meio de transporte habitual e assim conseguir uma mobilidade sustentável e segura.

As atividades se concentrarão no Arc do Triunfo, junto ao Passeig Sant Joan, e acontecerão de manhã e de tarde, do 13 ao 16 de junho. Vão rolar oficina de mecânica de bike (14/06), aulas para aprender a andar de bici, inspeção técnica de magrelas (16/06), e uma feira de bicicletas usadas (16/06). Vai ter também um circuito infantil de bicicletas e uma oficina para fazer um Bufalvent, uma sinalização que os pais colocam na bici quando levam as crianças na garupa.

No sábado, os ciclistas poderão participar de uma bicicletada noturna pela cidade de Barcelona.

Domingo, 17/06, o Instituto Barcelona Esports organiza um percurso de bicicletas e patins que começa às 10 da manhã, na rua Aragón e termina no Forúm com uma grande festa e um “Bike Show”. 

Para conhecer mais sobre a semana e a programação click aqui.

jueves, 7 de junio de 2012

Novas regras de entrada na Espanha e Brasil


 
Reciprocidades diplomáticas as vezes funcionam, foi o que vimos no o caso do Brasil-Espanha. Quando à Espanha começou a apertar o controle imigratório dos brasileiros, com exigências e passageiros barrados em aeroportos, o Brasil resolveu aplicar o mesmo tratamento aos cidadãos espanhois. A coisa não ficou bonita para nenhum dos lados e os turistas foram os maiores prejudicados nisto tudo.

A visita do Rei Juan Carlos I, ao Brasil, rendeu um novo acordo diplomático entre as partes. No dia 5 de junho, em Madri, diplomatas brasileiros e espanhois se reuniram para assinar um novo tratado de entrada. O resultado disto é a mudança em uma série de exigências de ambos os lados para a entrada nos países em questão. Finalmente, a carta-convite de residente registrada em cartório, no Brasil, e na polícia, na Espanha, foi abolida. Em seu lugar bastará apresentar uma carta, simples, onde conste o nome e número de documento de identidade da pessoa que hospeda, endereço e número do passaporte do visitante. Os dois países se comprometeram em divulgar, em suas páginas webs, o modelo de carta a ser seguido.

Sabe o que significa isto? Que não vamos mais precisar ter medo da imigração espanhola, nem gastar um montão de dinheiro com a carta-convite ou com reservas de hotéis desnecessárias. Acho que nisto a Presidenta Dilma e o Rei "cazador" acertaram em cheio.

Foi acordado ainda que caso o turista não tenha a entrada liberada em um dos países receberá sua bagagem pessoal enquanto espera o retorno, isto se a espera for superior a 24 horas, ou em caso de extrema necessidade. Outra mudança significativa nos procedimento de imigração é que as autoridades consulares e de fronteira, nos aeroportos dos dois países, terão contato direto para consulta e assistência em casos de inadmissão na fronteira. Achei isto muito legal, pois até então o consulado brasileiro na Espanha não tinha acesso aos passageiros brasileiros barrados nos aeroportos.

Estas são as facilidades anunciadas durante a visita do Rei ao Brasil. Eu estou bem animada com as novas medidas. E vocês????
 
Coisas que não mudaram e você tem que cumprir para entrar na Espanha sem problemas:

  • ter passagem de ida e volta;
  • seguro de médico internacional, no valor de 30.000, ou mais, que cubra repatriação em caso de morte, doença ou acidente grave;
  • passaporte válido por, ao menos, mais seis meses;
  • confirmação de reserva de viagem organizada, com itinerário;
  • ter ao menos 60 euros por dia de permanência, por pessoa (o montante total mínimo é de 540 euros);
  • convite para eventuais feiras, reuniões, convenções, etc com nome da empresa que convida, duração da estadia e propósito (isto é muito importante);
  • comprovante de matrícula de eventuais cursos teóricos ou práticos;
  • não indicar perigo à saúde pública, à ordem pública, à segurança nacional ou às relações internacionais entre os países;
  • não ter esgotado o período de permanência de três meses em três meses, a contar da primeira data de entrada.

Para saber mais sobre o novo acordo diplomático clic aqui!

martes, 5 de junio de 2012

Park Güell: um sonho frustado!

park-guell
 
O Park Güell é um projeto frustado de Antoni Gaudì e do seu mecenas Conde Güell. A ideia dos dois era construir um condomínio, do tipo cidade-jardim, inspirado nos condomínios da Inglaterra, para os burgueses de Barcelona. Em 1899, Güell comprou o terreno e convidou Gaudì para tocar o projeto, que previa a construção de 60 casas. O projeto fracassou, pois os ricos da cidade achavam o lugar longe do centro e pouco urbanizado.

Em 1918, quando o conde Güell morreu, o empreendimento foi vendido para a prefeitura de Barcelona que decidiu fazer um parque.

Em 1900, Gaudì começou a trabalhar no park, cujas obras param em 1914, com a chegada da Primeira Guerra Mundial. No terreno localizado na parte alta da cidade, foram construídas as partes comuns do condomínio e as casa de Gaudì (salmão), de um advogado amigo de Güell (branca no alto) e a casa do sr. Güell (hoje uma escola).

Ao chegar no parque, o visitante é recebido por duas casas inspiradas no conto do irmãos Grinm, “Hansel e Gretel”, da casa de doces da bruxa. Estas duas casas estavam destinadas a administração do parque (menor com a cruz gaudiana) e a moradia do caseiro (maior com cogumelo). Na casa pequena tem uma lojinha e uma livraria e na grande, na planta baixa, entrada gratuita, tem informações sobre a obra do Gaudì, na parte de cima, paga, se vê o antigo quarto do caseiro. 



Na frente das casas, abre-se uma grande escada que leva para a sala hipóstila, conhecida, também, como a sala das cem colunas, mas só tem 86. Nesta escada tem 3 fontes, a segunda ornamentada com as cores da bandeira catalana, e a terceira com a salamandra, símbolo da alquimia, pois este bicho escapa inleso do fogo. 

salamandra


A sala das cem colunas foi ornamentada por Josep Maria Jujol, colaborador habitual de Gaudì. Está sala, sustentada por colunas, estava destinada a abrigar o mercado de frutas e verduras que, semanalmente, se instalaria no condomínio. A sala sustenta um teatro grego com bancos serpenteados e decorados com restos de cerâmica, formado o famoso trencadìs de Gaudì. Este espaço estava destinado às reuniões do condomínio. Os bancos são uma sinfonia de cores, azul, amarelo, verde, combinados com o branco, símbolo da pureza. É importante saber que tudo na obra de Gaudì tem significado, seja religioso, natural ou patriótico. 

banco-park-guell


 Não deixe de caminhar pelos corredores feitos de pedras que circundam o parque. Eles tem formas interessantes e se pode fazer lindas fotos neles.

Para o lado direito, da entrada, está a Casa-Museu Gaudì, a entrada é 4,50 euros, onde ele viveu os últimos vinte anos da sua vida, tem móveis do Palau Güell e da Cases Calvet e objetos pessoais de Gaudì. 



No alto do Park Güell, no lado esquerdo, tem uma cruz de onde se tem uma linda vista da cidade. Neste lugar seria construída a igreja do condomínio.

Eu não queria falar, mas o Park Güell é um lugar imperdível, que tem que ser visitado sim ou sim. Lá de cima se tem uma linda vista da cidade, se vê o mar, a Sagrada Família e etc. Além do que, o Park Güel é considerado uma das obras mestras de Gaudì, que já tinha um estilo próprio bastante consolidado quando começou o projeto. Depois do fracasso da construção do condomínio, Gaudì passa a se dedicar 100% a Sagrada Família.

Como chegar até lá: ônibus linha 92, 31, 32, 74, 24. Metro L3 – parada Lesseps. Eu prefiro ir de ônibus, porque deixa mais perto do parque e se caminha menos que de metro. Leve um chapéu, pois lá tem muito sol, e água.


Por enquanto a entrada no Park é gratuita e fica aberto: Janeiro, Fevereiro, novembro e dezembro até às 18h,  Março e Outubro até às 19h, Abril e setembro até às 20h, de maio a agosto até às 21h. Abre sempre às 10h. A partir de outubro vai ser cobrado uma entrada de 5,00 para os turistas. 

O Park Güel faz parte do Tour Modernista que você pode fazer comigo!!!!
contatos para o tour: crisrosablu@gmail.com

viernes, 1 de junio de 2012

Uma volta ao passado: Feira Modernista




Hoje, até domingo, tem a feira Modernista de Barcelona, que faz parte da festa maior do bairro da Direita do Eixample. Agora que o verão se aproxima, os bairros dão inicio a suas festas maiores. Estes eventos são bastante divertidos e contam com uma vasta programação que incluí gastronomia, oficinas, história e diversão para adultos e crianças. 

A Feira Modernista contará com postos de comerciantes, artesãos e entidades. A novidade deste ano é a rota gastronômica, em que o visitante poderá desfrutar de pratos a nove euros e de uma tapa mais uma cerveja a 3 euros, em 15 estabelecimentos da região. Também é possível assistir a exibição do documentário "Modernismo y Sociedad", que retrata a sociedade europeia de final do século XIX e começo do XX.

A festa acontece na rua Girona, entre a avenida Diagonal e Aragón. No local vai rolar uma exposição de carros antigos e também concurso de vitrines ambientadas no final do século XIX. Domingo acontece a 2ª edição da Bicicletada Modernista, onde os participantes vão passar pelos principais prédio modernista da cidade como: La Pedrera, Casa Batllò e Casa Amatller. Vai ser bem divertido. As incriçoes para a bicicletada já acabaram, mas vale a pena conferir. A saida vai ser no Museu Modernista Catalàn, quem organiza o evento, às 10:30.

Fotos da Feira Modernista no álbum da nossa fanpage:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.153558121442297.32238.105106696287440&type=3

TaxFree


Nem todos os turistas brasileiros sabem que tem direito de fazer comprar sem impostos. Isto se chama taxfree, ou seja, você compra e recebe o imposto do I.V.A. (imposto de valor agregado) de volta. Por que temos este direito? A lei determina que o turista, de fora de União Europeia, já paga imposto sobre a mercadoria no país de origem e a devolução, na Espanha ou outro paises da U.E, do IVA evita a duplicidade de pagamento.

Legal né???!!! Vou te contar como aproveitar esta vantagem! É bem simples. 

Toda a vez que fizer uma compra em uma loja e for acima de 90,15 euros, peça ao vendedor o taxfree. Faça isto antes de pagar e antes que o caixa emita a nota fiscal. Se a resposta for positiva, a vendedora vai emitir um cheque taxfree, que você deve guardar junto com a nota fiscal do produto. Algumas lojas tem o adesivo ou mesmo um cartaz informando que vendem com taxfree, quando você não ver esta informação pergunte. O taxfree vale para qualquer produto que seja levado para fora da UE dentro do prazo de 3 meses. Isto quer dizer que, não se aplica à comida, à bebida e, menos ainda, à diversão.

O pagamento do taxfree pode ser feito em dinheiro ou enviado ao seu país. Para isto, no último ponto de partida da UE, no último aeroporto, antes de faturar a bagagem, você deve pegar um carimbo de aduana. O funcionário da aduana vai emitir um voucher de taxfree e vai indicar o banco em que o dinheiro deve ser retirado. Para isto tenha em mãos o passaporte, as notas fiscais e os produtos comprados, o funcionário pode pedir para vê-los.

Pode ser que você tenha que receber o taxfree lá no Brasil, isto aconteceu com pai na compra de uma máquina fotográfica. Para isto, envie o voucher de taxfree, carimbado pela aduana, para a empresa Premier Taxfree S.A. Em geral, você recebe o valor antes de sair da U.E. A porcentagem do IVA é de 21%, mas você não vai receber este valor completo, pois a empresa cobra cargos de processamento.

Fácil, né???

Agora não se esqueça de perguntar se tem taxfree!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>