jueves, 30 de agosto de 2012

Levar ou não levar cosméticos na bagagem?

Ontem fiz umas compras de cremes para o rosto e perfume e me lembrei de um detalhe importante, uma questão que aflige muita gente: devemos ou não levar cosméticos, cremes e shampoos em nossa viagem à Europa???

As medidas de segurança, dos aeroportos, restringem o embarque, em mala de mão, de potinhos com apenas 100 ml. Para cremes de rosto isto não é um problema, mas para cremes de corpo e cosméticos para cabelo é. Por outro lado, nem todo mundo gosta de despachar os produtos de beleza na mala, pois tem medo que eles estourem e façam a maior lambuza lá dentro. E tem aquelas ou aqueles que vão visitar vários países e cosméticos podem ser um peso a mais, ou desnecessário, na bagagem.

Eu recomendo que só traga aquele creme de rosto que você usa mesmo ou aquele produto do cabelo indispensável. Tenho alguns motivos para fazer tal recomendação:

  1. São um peso desnecessário na mala. Já falei;

  2. Os produtos brasileiros para cabelos e corpo são feitos pensando na água e no clima do Brasil. E os da Europa para água e clima europeu. Aqui em Barcelona a água é bastante dura, tem muito calcário, os produtos brasileiros não ajudam a deixar o cabelo bonito, nem macio. Por isto, acho melhor comprar shampoo e condicionador aqui mesmo;

  3. Aqui tem ótimos produtos para comprar e os preços são bastante acessíveis e até mais convidativos que os do Brasil;

  4. Em Barcelona tá cheio de lojas de produtos de beleza e até nos supermercados você encontra bons produtos.

Vou dar a dica de onde você pode comprar cosméticos quando estiver em Barcelona:

The Body Shop: é uma loja de produtos de beleza inglesa, com estabelecimentos em diferentes endereços de Barcelona e outras cidades da Europa. Os produtos são feitos com artigos naturais, conseguidos através do comércio justo com as comunidades produtoras. Nesta loja, você vai encontrar de tudo para o corpo, rosto e cabelo. Desde linha de banho a maquiagem. O produto estrela da loja são umas manteigas corporais elaboradas a base de frutas e produtos tropicais. Uma delícia!!!

the-body-shop


Yves Rocher: é francesa e seus produtos também são naturais, baseados na cosmética vegetal. Eles oferecem produtos para o corpo, cabelo e rosto. Entre eles aceites, cremes hidratantes, perfumes, shampoos, gel de banho, etc. Os preços são bastante acessíveis, até melhores que o da The Body Shop. O produto que mais vende é, com certeza, o hidratante para o corpo. Recomendo o de aveia e aceite de oliva.

yves-rocher


Na rua Portaferrisa, uma transversal de Las Ramblas, e no centro comercial Les Glóries você encontra as lojas da The Body Shop e Yves Rocher. E nas duas lojas tem sessões destinadas, exclusivamente, a homens.

Corte Inglés: nesta loja tem um departamento de cosmético e perfumaria onde se encontra de tudo. Eles não tem produtos próprios, mas tem a vantagem de oferecer uma grande variedade de marcas a diferentes preços. O Corte Inglés está na Plaza Cataluña e também no Portal del Angel.

A perfumaria San Remo é outro lugar onde se pode encontrar produtos de beleza de marcas conhecidas. Existem muitas perfumarias espalhadas pela cidade, com certeza, em uma você vai encontrar o que precisa.  

lunes, 27 de agosto de 2012

Dia do Brasil em Barcelona!!!!

dia-do-brasil
 
O Dia do Brasil está de volta!

Os ritmos brasileiros vão invadir Barcelona no dia 9 de setembro no Moll de la Marina, ao lado do Puerto Olímpico. Serão 12 horas de muita música, ações interativas, cultura e gastronomia brasileira. Das 10h às 22h você vai poder se divertir, dançar, comer, beber e matar a saudade do Brasil acompanhado de brasileir@s e catalães. A festa está em sua quarta edição. Eu já fui em duas e recomendo!!!

Os músicos que comparecem ao evento são de qualidade e tocam muitoooo. A maioria dos artistas convidados moram em Barcelona e tem uma longa trajetória de divulgação da nossa música na Catalunha. Entre eles, destaco a Nêga Lucas que tem uma voz impressionante e uma presença de palco incrível. Além dela, vai ter Thaïs Morell, nascida em Curitiba, Baião Brasil, com um bom forró, Larissa Baq, percusionista, trompetista e cantora, e Barcelona Sessions.

A atividade que promete este ano é o Encontro de Baterias. A proposta é do grupo Bateras 100% Brasil e vai reunir o maior número possível de participantes, que, todos juntos, vão tocar ritmos brasileiros. Eu achei isto genial e tenho certeza que vou ficar com os pelos dos braços arrepiados. Quer participar? Saiba como aqui!

Outra coisa legal da festa, e que já é uma tradição, é o copo do Dia de Brasil que você compra por 1 euro e usa toda a festa para tomar cerveja, água ou refrigerante. A ideia é super legal, pois além da lembrança da festa, ainda ajuda o meio-ambiente.

Vou deixar umas dicas para quem vai e quer se divertir na boa:

  1. Leve um chapéu. Estamos no verão, faz bastante calor, e no lugar não tem sombra.

  2. Quer almoçar? Vá cedo para não pegar uma fila muito grande ou ficar sem o prato típico que quer comer. 

  3. Recomende a festa para seus amigos estrangeiros, que gostam do Brasil, ela é uma ótima oportunidade para saber mais sobre nossa cultura. 

  4. Compre o copinho do evento e se divirta.

Bom galera para saber mais e ver a programação do evento entre no site Dia de Brasil

jueves, 23 de agosto de 2012

Um velho jogo e uma boa trampa em Las Ramblas de Barcelona

 
Faz alguns meses que a polícia de Barcelona brinca de gato e rato com os trileros das Ramblas. Os trileros são um grupo de 10 pessoas que estende um tapetinho vermelho no chão e usam três caixinhas de fósforo para esconder uma bolinha. Com este jogo de adivinhação, conseguem tirar dinheiro dos turistas.

Um dos “elementos” faz a movimentação das caixas, enquanto os outros fingem ser jogadores. Nisto, os turistas vão se aproximando para ver o que está acontecendo. Ao se acercarem, são estimulados, pelos falsos jogadores, a oferecer 50 euros, ou mais, para adivinhar onde está a bolinha. Quando vai adivinhar, o turista é distraído pelo grupo, a bola trocada de caixa, e o dinheiro perdido.

O jogo de trileros, como é conhecido, rolava até a polícia chegar. Quando a polícia ia embora, os trileros voltavam a agir nas Ramblas. Ao serem pegos, a única coisa que recebem é uma multa ou umas horas na delegacia.

Como a ação policial não estava dando resultado, a prefeitura resolveu conscientizar os turistas do engano. Desta forma, espalharam vários cartazes no começo das Ramblas explicando que o “suposto” jogo não é um jogo e sim uma enganação para tirar dinheiro.

Propaganda da prefeitura de alerta aos turistas
Eu me pergunto, todos os dias, como os turistas podem cair em um jogo tão velho e em uma armadilha tão descarada. Alguém saberia me dar uma resposta?

domingo, 19 de agosto de 2012

Festa Maior de Gràcia: cor e diversão

Calle Joan Blanques
 
A festa Maior de Gràcia é a festa de bairro mais famosa da cidade. Para dar cor e vida à festa, os vizinhos se reúnem, escolhem um tema para a rua e confeccionam todos os enfeites com artigos reciclados. O resultado são ruas decoradas com temas diversos e muita criatividade. A festa é considerada de interesse nacional e a tradição de enfeitar as ruas começou em 1956, ou talvez, um pouco antes.

Enquanto os apreciadores da festa passeiam pelo bairro, os moradores fazem da rua um espaço de ócio e diversão. Durante o dia, os vizinhos jogam partidas de dominó, crianças brincam em piscinas de plástico, e uma vasta programação é oferecida em cada rua.

À noite, as ruas e as praças de Gràcia se transformam em um grande concerto de música para todos os gostos. Ontem, sábado 18 de agosto, na praça do Sol estava tocando um grupo de rumba catalã e na praça do relógio um grupo de Rock. O bairro fica lotado, no final de semana, todos estão pelas ruas apreciando a decoração, se divertindo com a música e tomando uma cerveja, mojito ou caipirinha gelada. Ah, ontem percebi uma coisa interessante. Brasil é uma marca quando se fala em caipirinha. Diversos bares de Gràcia, que vendiam caipirinha, tinha uma bandeira do Brasil pendurada. 

Bandeira do Brasil na Calle Verdi


Apesar dos tempos de crise, as ruas estavam bem bonitas. Algumas, inclusive, impressionavam pelo trabalho manual dos enfeites. A grande vencedora do concurso de decoração foi a rua Verdi, que ganhou o prêmio de primeiro lugar pela 7ª vezes.

Você tem até o dia 21 de agosto para ver as ruas enfeitadas e curtir a programação do evento. Entre no site para saber mais: http://www.festamajordegracia.cat/

Vizinhos jogando durante a tarde
 
Calle Joan Blanques - Agua es vida - ganhadora do prêmio de iluminaçao


Calle Verdi
Calle Verdi - Verdi del Mig - Ganhadora 1 prêmio
Calle Tordera



Calle Fraternitat de Baix
Um convite a dançar

Calle Fraternitat de Baix
Ganhadora do 2 prêmio


Calle Llibertat - Passarela para desfrutar

Calle Llibertat - vestidos reciclados
 

jueves, 16 de agosto de 2012

Apaixone-se por Barcelona com 50% de desconto!

la-pedrera
 
Apaixonar-se por Barcelona é bem fácil e com 50% de desconto melhor ainda. Eu sei como você pode ficar de boca aberta com a cidade e seus encantos pagando bem pouquinho.

A prefeitura de Barcelona, junto com a Rota do Modernismo, organizou a campanha “Enamórate del Modernismo”, com o objetivo de estimular a visita aos monumentos modernistas da cidade neste verão.

São 13 lugares abertos ao público com um preço reduzido em 50%. Entres eles estão museus e monumentos como a La Pedrera, o Palau Güell e o Museu del Modernismo Català. O bom é que alguns dos lugares são praticamente desconhecidos dos turistas e merecem uma visita, como é o caso do hotel España. O mais legal é que muitos monumentos, além de darem desconto na entrada, ainda oferecem visita guiada. Este é o caso da La Pedrera, do Palau de la Música Catalana e Palau Güel.

Para participar é muito fácil. Basta entrar na página da campanha, se cadastrar colocando nome completo e email. Em poucos minutos, você recebe um email com os vales descontos. Então, é só imprimir, escolher o lugar e partir para o abraço. A promoção é válida até o dia 15 de setembro.

Não perca tempo, se cadastre, se organize, e aproveite essa oportunidade. 

Clik aqui para se cadastrar e participar.

martes, 14 de agosto de 2012

Museo Dalí: Um passeio surreal


teatro-museu-dali
fachada decorada com ovo e pão


Sábado fiz um passeio surrealista ao Teatro Museu Salvador Dalí, que fica na cidade de Figueres. Já fazia tempo que queria visitar o museu, mas por sei lá que motivos, até então, não tinha ido.

Meu marido e eu saimos no sábado pela manhã, mais ou menos as 9:30, de casa, pegamos o trem na estação do clot em direção a Portbou. A viagem leva umas 2 horas, em trem de larga distância, a passagem só de ida sai por 14,15 euros. O museu fica perto da estação de trem, tem que dar uma caminhadinha e assim já vamos conhecendo a cidade.

O museu fica em uma praça toda decorada com obras de artes feitas pelo próprio Dalí. Ele queria que o lugar fosse um ponto de encontro de artistas. A fila para entrar no museu é enorme e você pode ficar nela uma media de 30 minutos ou 1 hora e a entrada custa 12 euros.

Teatro-museu-dali
Entrada do Teatro Museu


Eu recomendo que você faça a visita guiada que a secretária de turismo de Figueres oferece. A visita custa 19 euros por pessoa e inclui uma visita pela cidade, entrada no museu sem fila e gratuita, entrada grátis na exposição de jóias, descontos para outros museus da cidade, e uma explicação de 1 hora e 30 minutos dentro do museu. Eu fiz a visita guiada, que leva umas 3 horas, e vale muitooo a pena. Para contratar a visita é só ir na oficina de turismo da cidade que fica ao lado do Museu Teatro Dalí.

figueres
Visita guiada pela cidade


Para começar o guia era muito bom. Durante a visita, pela cidade, passamos pelos lugares onde Dalí nasceu e viveu. A explicação do guia dentro do museu foi melhor ainda, pois o museu e a obra de Dalí tem muitos detalhes que, as vezes, se perdem em uma simples olhada e uma boa explicação ajuda a entender melhor. 
 

Por dentro do Museu


O Teatro Museu Dalí foi inaugurado em 1974 e foi contruído sobre as ruínas do antigo teatro munícipal da cidade, destruído durante a Guerra Civil. Poucos artistas tiveram a chance de organizar seu próprio museu, como teve Dalí. Tudo lá dentro foi pensado pelo próprio artista, que, inclusive, fez obras especiais para a instituição. Também estão lá as primeiras experiência artísticas de Dalí e obras dos tempos do surrealismo. Interessante que os últimos meses de vida, Dalí viveu no museu, e, é também lá que ele está enterrado.

Para saber mais sobre o museu e sua história click aqui.

Enquanto esperavamos a hora da visita guiada, fomos ver a coleção de jóias feitas por Dalí. A visita a esta exposição é imperdível, pois as jóias são incríveis. Verdadeiras obras de arte, feitas entre 1932 e 1970.

joia-dali
Exposição de jóias - boca com pérolas


Você pode passar o dia em Figueres ou mesmo dois dias. Um dia é suficiente para conhecer a cidade e ver o museu, mas se tiver interesse em ver os outros museus da cidade e a fortaleza que tem por lá, tem que ficar 2 dias.

Para ver mais fotos do museu e das obras de Dalí entre na nossa página do Flickr ou do Facebook.  

jueves, 9 de agosto de 2012

Olimpíadas de Barcelona: um antes e depois.

cobi
 
A exatos 20 anos, os Jogos Olímpicos de Barcelona se encerravam e todos escutavamos, emocionados, a canção “Amigos para Sempre”. Tantos anos se passaram e quem pode se esquecer do mascote Cobi? Um cachorro pastor catalão em estilo cubista, desenhado por Javier Mariscal. Me lembro que, na época, achei o Cobi um pouco estranho, mas agora, vivendo em Barcelona, ele se converteu em meu mascote preferido, depois do Urso de Moscou.

No contexto político internacional estes jogos tem o que contar. A África do Sul voltava a participar de uns jogos olímpicos depois de 32 anos de fora por causa do Apartheid. A Alemanha competiu como uma única nação unificada, após se reunificar. Iugoslávia estava imersa em uma guerra civil e seus atletas foram autorizados a competir nos jogos como participantes independentes.

No entanto, sem dúvidas, a grande beneficiada das Olimpíadas de 92 foi a cidade de Barcelona, que sofreu uma profunda reforma urbana abrindo-se completamente para o mar. Até 92, a cidade estava de costa para o Mediterrâneo e onde, hoje, é a Ronda Litoral, quase à beira mar, passava a linha do trem e as ruas que levavam à praia estavam ocupadas por galpões industriais.

As Olimpíadas de 1992 ficaram marcadas no corpo da cidade como uma tatuagem. Tanto é que, nos dias anteriores ao início dos jogos de Londres, os meios de comunicação não paravam de passar documentários sobre a candidatura da cidade e sobre sua transformação. Até fizeram um percuso pela cidade com a tocha olímpica de 1992.

tocha-olimpica-barcelona
Passagem da tocha olímpica de 92 pelas Ramblas de Barcelona


Não vou falar mais sobre o tema, porque melhor que ler sobre é ver todo o processo. Posto aqui um vídeo, muito legal, onde vemos todo o processo de transformação da cidade de Barcelona. 



Quem quiser saber mais sobre os Jogos Olímpicos de Barcelona e os 20 anos do Cobi pode ir à exposição “Cobi. Ara que tinc vint anys” no museu Olímpic i de l`Esport até o dia 2 de setembro, entrada gratuita.

martes, 7 de agosto de 2012

Ocata: uma grande praia urbana!!!

ocata
área de lazer infantil e salva vidas



Eu adoro uma praia, acho que já deu para perceber através dos posts que escrevo sobre o verão, praias, mar e sol. As praias urbanas de Barcelona não são, propriamente, o melhor lugar para curtir o mar e a estação do calor. Isto porque ficam cheias, quase sem espaço e a água não é a mais limpa.

Bom mesmo, é pegar o trem e ir para as praias que ficam perto de Barcelona e que são mais limpas e mais tranquilas. Ocata é uma destas praias. Apesar de ser uma praia urbana, localizada em El Masnou, é bastante limpa e com muito espaço. Ela tem 1.500 metros de longitude e 170 metros de largura, ou seja, cabe um monte de gente por lá, ninguém fica apertadinho e ainda sobra espaço para jogar frescobol, vôlei, futebol e etc. Para completar, Ocata é uma praia com bandeira azul, o que garante a qualidade da praia.

ocata-praia



Ocata conta com banheiros públicos, quiosques para comprar água e comida, chuveiros e acesso à praia através de uma passarela de madeira. Tudo para nossa comodidade. O melhor de tudo, é que a saída da estação de trem é de frente para a praia e se caminha bem pouquinho para chegar até a areia. Outra vantagem de Ocata é que a areia é areia de praia mesmo.

Para chegar a lá pegue o trem em direção a Mataró (Renfe cercanías, linha R1), nas estações do Passeig de Gràcia, Plaza Catalunha ou Clot-Aragò. A viagem dura um pouco mais de 20 minutos.

Quer um conselho para ter um ótimo dia de praia e parecer um local??? Leve um sanduba enrolado no papel alumínio e uma bolsa térmica com água e cerveja. Seguindo está dica, você vai parecer um verdadeiro catalão ou catalã.  

bocata
Tìpico sanduba catalão (rs)



jueves, 2 de agosto de 2012

Sol de Barcelona faz parte da ABBV


abbv
 

Esta semana o blog Sol de Barcelona se associou a Associação Brasileira de Blogs de Viagem (abbv). Esta associação foi criada recentemente e tem por missão promover a integração dos associados, com o fim de estimular o crescimento dos blogs de viagem, dentro de um contexto ético e transparente, onde a veracidade e a qualidade das informações são princípios base. Um dos objetivos a ser alcançado é o de fazer com que os blogs de viagem se tornem a principal fonte de informação para os viajantes.

A abbv é a primeira associação oficial do gênero na América Latina e tem tudo para ser uma instituição relevante no meio da viajosfera.

A associação foi criada por nove blogs de viagem (Conexão Paris, Abrindo o Bico, A Janela Laranja, Jeguiando, Uma Malla pelo Mundo, Viaje na Viagem, Matraqueando, Viajando com Pimpolhos, Sundaycooks) que junto tem a audiência de 2,6 milhões de pageviews e 1,1 milhão de visitas únicas por mês. Gente de peso na blogosfera de viagens e que está a bastante tempo na estrada e que conhece o tema muito bem.

Para o Sol de Barcelona, um blog com quase 6 meses de existência, é uma honra e um prazer fazer parte deste grupo. Aliás, para entrar na associação tem que passar por uma análise realizada pela diretoria que identifica se o blog solicitante está inserido no código de ética da instituição. Ao ser aceito como associado, o blog recebe um selo para colocar na página, na home ou no contato. Com isto, os leitores sabem que podem confiar nos textos e conteúdos divulgados pelo blogueiro. É legal saber que o código de ética orienta, entre outras coisas, que o blogueiro indique quando um post faz parte de uma ação de marketing de uma empresa ou quando a viagem ou visita foi patrocinada. Acho isto muito importante para manter uma relação de confiança entre quem escreve e o leitor.

É isto ai, nós já temos nosso selo!


Para saber mais sobre a Abbv e suas dicas entre no site!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger.../a>